Lesson 1, Topic 1
In Progress

Vómito Durante o Mergulho

Trata-se de um acontecimento extremamente perigoso e potencialmente mortal que pode acontecer durante o mergulho. Relaciona-se normalmente com a entrada na água de um mergulhador com enjoo de mar, com alterações gastrointestinais importantes, ingestão recente de grande quantidade de alimentos ou álcool, ou pode surgir no contexto de um outro acidente de mergulho, como a intoxicação pelo dióxido de carbono ou pelo monóxido de carbono.

O ÁLCOOL, ALÉM DE AUMENTAR O RISCO DE VÓMITO, EXERCE UM EFEITO ADITIVO NA INTOXICAÇÃO PELO AZOTO. ALÉM DISSO, AO DESIDRATAR O ORGANISMO, POTENCIA O ACIDENTE DE DESCOMPRESSÃO

Se o mergulhador precisar de vomitar, o mais seguro é remover o regulador, vomitar e depois tornar a colocá-lo na boca. Esta manobra será feita se for um mergulhador experiente e estiver à vontade debaixo de água. Caso contrário, deverá vomitar para dentro do regulador, colocando a mão sobre o bocal para que não lhe salte da boca.

Um mergulhador que seja vítima de vómitos deve ser retirado da água o mais cedo possível e o seu escafandro deve ser removido. Se estiver inconsciente, o companheiro deverá assegurar-se de que as vias aéreas estão permeáveis, introduzindo o dedo na boca do acidentado e removendo qualquer conteúdo no seu interior. Há sempre a possibilidade de algum conteúdo alimentar semi-digerido ficar alojado no interior do regulador ou no bocal e provocar uma obstrução da via aérea. Não esquecer que um mergulhador com a via aérea permeável consegue comunicar com o companheiro.

A prevenção passa pelo mergulhador se assegurar que há um intervalo significativo entre a ingestão de alimentos e a entrada na água (duas horas no mínimo).