Verificação do Equipamento Antes do Mergulho

Como se pode constatar, a reunião inicial destinou-se a “mostrar” aos mergulhadores, com o maior número de pormenores possível, o local do mergulho que lhes foi designado, nomeadamente o que eles iriam encontrar, o caminho ou caminhos a seguir, os cuidados a adoptar para proteger a vida marinha, onde iriam entrar e sair, etc.
Embora todos estes pontos contribuam grandemente para o aumento da segurança do mergulho, não foi ainda abordado um dos fatores de segurança fundamentais para o mergulhador, que é o seu próprio equipamento. Desta forma, e já no local do mergulho, o mergulhador CMAS Three Star Diver na sua função de GM deve estar junto do local de entrada na água para verificar se os mergulhadores estão convenientemente equipados e se o equipamento não apresenta qualquer deficiência de funcionamento.
Três pontos merecem especial atenção:
- O colete (verificar a ligação do injector e se o colete tem ar suficiente para manter o mergulhador a flutuar após ter entrado na água).
- O cinto de lastro (ver se tem o cinto e a quantidade de lastro adequada ao mergulho que vai realizar).
- O ar (verificar se a garrafa está cheia e a torneira completamente aberta).
Seguidamente o GM manda colocar o regulador na boca, lembrando o mergulhador de que deverá fazer o sinal de OK depois de entrar na água, indicando o local para onde se deve dirigir e esperar pelos companheiros e advertindo que se deve afastar rapidamente do local de entrada.
Esta verificação feita pelo GM segue-se à que cada dupla de mergulhadores deve ter feito entre si.