Lesson 1, Topic 1
In Progress

Utilização de Referências Naturais

Quando se segue um percurso, podemos orientar-nos debaixo de água com um grau de precisão bastante razoável, se forem utilizados pontos de referência subaquáticos. Uma vez que se tome consciência de que há numerosos meios naturais para nos orientarmos debaixo de água, é mais fácil executar com sucesso um rumo predefinido. Se houver corrente, é muito importante verificar a sua direção e estimar a sua força.

ANTES DE MERGULHAR, ESTUDE O LOCAL DE MERGULHO SUFICIENTEMENTE BEM PARA O PODER RECRIAR DEBAIXO DE ÁGUA

A quantidade de referências utilizáveis debaixo de água aumenta com o aumento do nossos conhecimentos do meio subaquático, conhecimentos estes que podem ser adquiridos através de livros, revistas, filmes, etc.

REFERÊNCIAS DE ORIENTAÇÃO/DIREÇÃO


A luz e as sombras debaixo de água são muito importantes (atenção à direção de penetração dos raios do sol ou da lua na água), assim como o movimento da água (o movimento da água é mais forte perto da costa que ao largo), as rugas (ripple marks) provocadas na areia pela ondulação, a posição das algas e o movimento das partículas soltas.

Ao familiarizar-se com o ambiente, encontrará cada vez mais pontos de referência, graças à flora e fauna presentes.

LINHAS DE REFERÊNCIA

Entre outras, salientamos as linhas batimétricas, a fronteira areia/rocha, os relevos do fundo, como canais e vales pronunciados, as linhas de referência artificiais, etc.

PONTOS DE REFERÊNCIA

As formações rochosas isoladas, as grutas e cavernas existentes nas rochas, restos de naufrágios, redes, amarrações permanentes, pilares, o ruído do compressor no barco de mergulho quando fundeado, o cruzamento de linhas batimétricas com formações rochosas, etc.

ESTAR ATENTO É A CHAVE PARA UTILIZAR AS REFERÊNCIAS DISPONÍVEIS DEBAIXO DE ÁGUA

Quanto mais atentos estivermos debaixo de água, melhor nos saberemos orientar. Preste atenção aos pontos particulares do relevo, que podem ser facilmente identificados mais tarde, quer durante o mergulho quer durante um mergulho posterior.

Desenvolva as suas próprias técnicas, como por exemplo empilhar pedras no ponto de partida do mergulho (referência artificial). Assim, será mais fácil no final do mergulho encontrar o ponto de regresso.