Utilização de Cartas Náuticas
A utilização das Cartas Náuticas para localizar pontos ou objetos submersos nela indicados necessita de formação especifica que vai para além deste curso de navegação subaquática, mas é fundamental que como mergulhador tenha conhecimento que existe esta possibilidade.
A leitura das Cartas Náuticas e o estabelecimento de um rumo a seguir para atingir determinado local de mergulho, obriga a conhecer o valor da declinação magnética no local para se poder converter o rumo verdadeiro no rumo magnético que é aquele que deverá ser lido na bússola.

O valor da declinação magnética para um determinado ano vem indicado nas cartas, sendo também indicada a sua variação anual. Temos ainda de considerar o desvio da agulha provocado pela aproximação de massas magnéticas, que na náutica não poderá ser desprezado como na navegação subaquática.
Podemos dizer que a melhor utilização da bússola para um mergulhador será para referenciar uma direção relativa, isto é, a direção do mergulhador será relativa à direção referenciada pela bússola não tendo pois em conta a declinação magnética e o desvio da agulha.
A utilização de cartas náuticas para localizar pontos de referência submersos é uma das técnicas mais utilizadas pelos mergulhadores, e fornecem uma referência aceitavelmente boa de onde se encontram.
Uma carta náutica é um plano no qual, para além do perfil da linha costeira correspondente à área descrita pela carta náutica está representado o perfil e tipo do fundo através de uma simbologia alfanumérica.
Isto significa que a carta náutica não mostra o verdadeiro perfil do fundo do mar, mas apenas números que indicam a profundidade e letras que indicam o tipo de material que presumivelmente encontraremos nessa área.

As cartas náuticas apresentam as profundidades em metros e indicam as possíveis características orográficas do fundo marinho através das alterações de profundidade indicadas na carta e pela alteração do tipo de fundo marinho.
Se observarmos para o seguinte alargamento do gráfico anterior, podemos ver que há uma mudança de profundidade de 25 m para 40 m e que, além disso, o tipo de fundo do mar mudou de P (pedra) para A (areia), o que indica claramente uma inclinação.
As cartas náuticas mostram os principais objetos que foram localizados e marcados para posterior localização. Este tipo de marcação corresponde geralmente a objetos de tamanho considerável, tais como navios afundados de grande tonelagem, destroços históricos, áreas de valor arqueológico, etc., de modo que pequenos objetos, incluindo pequenas embarcações, pequenos barcos de pesca, destroços dispersos, motores afundados, e vários outros de igual ou menor dimensão nunca aparecerão nas cartas, mesmo nas mais detalhadas.Se tiver um sistema GPS, esta será a melhor forma de verificar se se encontra no local exato.
