Ultrapassagem de Obstáculos
Quando no percurso estabelecido surge um obstáculo que nos impeça de seguir o rumo sem alterarmos a profundidade, existem duas soluções que podemos adotar:
- Passar por cima
- Contornar
Passar por cima
A mais recomendável é manter-se a direção escolhida passando por cima do obstáculo, desde que seja possível e que não exija realizar uma variação grande da profundidade.
Contornar o Obstáculo
Se passar por cima do obstáculo não for solução, teremos então de o contornar. Podemos contornar o obstáculo de forma a manter o rumo precisamente igual ou então apenas de forma aproximada.
- Se apenas se pretende manter um rumo aproximado basta contornar o obstáculo (nadando à sua volta) e retomar a direção/rumo inicial antes do obstáculo.
- Se pretendemos retomar o caminho que nos conduz ao ponto de destino exato planeado para o nosso percurso subaquático com absoluta precisão, o procedimento é o seguinte:
- Realizar um rumo fazendo 90º com o inicial percorrendo uma distância que deve ser registada.
- Seguir um novo rumo paralelo ao inicial percorrendo a distância necessária para ultrapassar o obstáculo.
- Quando ultrapassar o obstáculo, realizar uma mudança de 90º no sentido contrário ao 1º rumo percorrido, devendo percorrer a mesma distância registada.
- Realizar uma nova mudança de direção de 90º para voltarmos o rumo do percurso inicialmente estabelecido antes do obstáculo.

Se a distância entre A e B foi previamente avaliada há que ter o cuidado de ir adicionando a distância d0 e d2, para que após o último percurso se saiba qual a distância d4 que ainda nos falta percorrer até ao ponto B.