Transferências de Escolas de Mergulho
Por princípio, todas as Escolas de Mergulho reconhecidas pela CMAS Portugal poderão realizar transferência ou mesmo acordos de formação de alunos em parceria.
Poderá ainda verificar-se a situação de um aluno que tenha iniciado um curso em uma determinada escola num determinado local seja obrigado a terminá-lo noutra escola sediada noutro local.
Os padrões e a uniformização dos cursos CMAS permitem que o aluno seja transferido duma escola onde iniciou o seu curso e onde já tinha realizado uma componente de formação para outra escola onde poderá concluir as componentes de formação em falta e obter a sua certificação final.
As componentes de formação que poderão ser realizadas em parceria entre Escolas de Mergulho são:
- Componente de Formação Teórica
- Componente de Formação Prática
- Avaliação Componente Formação Teórica
- Avaliação Componente Formação Prática
- Avaliação Final
Este modelo de parcerias poderá também aumentar as possibilidades de oferta formativa de uma Escola de Mergulho que apenas apresenta instrutores com competências para lecionarem as componentes de formação teórica e pratica, mas que não apresentam competências de avaliação de uma determinada certificação.
PROCEDIMENTO
O Diretor de Curso da escola que transfere o aluno deverá:
- Ajudar o aluno a contactar com uma escola existente no local para onde vai mudar.
- Informar o aluno dos custos a pagar relativamente à frequência do curso que vai reiniciar na outra escola.
- Enviar os formulários administrativos do aluno.
- Comunicar ao aluno o prazo de validade da respetiva transferência.
O Diretor de Curso da escola que recebe o aluno deverá:
- Certificar-se se o aluno está filiado na FPAS e se possui todo o material, bem como o material de certificação que faz parte do pacote do curso.
- Avaliar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos pelo aluno(avaliação diagnóstico) antes da realização de qualquer aula prática de mar.
- Ao completar todas as sessões práticas de mar certificar o aluno, sendo da sua responsabilidade assegurar que o programa do curso foi cumprido na íntegra.
- Realizar o pedido de certificação CMAS.
- Informar a escola que transferiu o aluno de que ele terminou o curso com sucesso.
- Promover junto do aluno os futuros cursos CMAS.
RECOMENDAÇÃO
Se assim o entender, o novo Diretor de Curso poderá fazer uma avaliação mais detalhada dos conhecimentos do aluno antes de reiniciar as aulas, mas em princípio, se foi cumprida a sequência de ensino e a respetiva matéria definida para cada curso na escola de origem, tal não virá a ser necessário.