Lesson 1, Topic 1
In Progress

Tipos de Padrões Mais Utilizados

A navegação por padrões é um conjunto de técnicas de navegação, que permitem a um mergulhador explorar uma determinada área e retornar ao ponto de partida.

Quando um mergulhador parte à aventura subaquática, desloca-se sem referências distintas e ao mudar frequentemente de rumo acabará por ter apenas uma pequena ideia da sua posição espacial face ao ponto de partida da imersão.

Pelo contrário, se o mergulhador seguir um percurso em linha reta desde o seu ponto de imersão, mantendo-o durante metade do percurso e retomando a mesma rota em sentido contrário, na segunda metade do percurso, ele terá sempre uma referência espacial de todo o percurso que realizou.

Um percurso com o padrão de ida e volta na mesma linha é muito restritivo e poderá não se ajustar aos pontos de interesse do local de mergulho, logo este padrão só deverá ser utilizado se não conhecer qualquer referência ou se mergulhar por exemplo em fundos de areia.

Navegar por padrões geométricos é a solução que permitem os mergulhadores explorarem livremente e manterem-se conscientes da sua posição espacial relativa em relação ao ponto de início do mergulho.

O princípio é muito simples, mas a sua aplicação eficiente necessita do treino. Tudo o que um mergulhador tem que fazer é seguir dois ou mais rumos durante o percurso subaquático, saber efetuar mudanças de direção (preferencialmente em ângulo reto) e recordar onde se situa cada mudança de direção efetuada, relativamente ao ponto de partida e de chegada e saber avaliar as distâncias percorridas em cada percurso efetuado.

Existem três padrões que iremos treinar durante este curso, mas poderá assumir um percurso para além dos seguintes:

  • Ida e Volta
  • Quadrado e Retangular
  • Triangular

IDA E VOLTA


O modelo de mergulho mais simples seria evoluir de um ponto A até ao ponto B em linha reta. O exemplo seguinte mais simples seria o movimento de ida-e-volta ilustrado acima em que o mergulhador muda de direção 180º (rumo recíproco) ao atingir o ponto B.

QUADRADO OU RETANGULAR


Os outros dois padrões empregados pelos mergulhadores são o quadrado e o retangular. Ambos necessitam de mudanças de direção em ângulo reto (90º). Visualizam-se facilmente e acabam sempre no mesmo sítio onde começaram.

TRIANGULAR


Outro padrão utilizado é o triângulo. Este tipo de mergulho não é muito recomendado exceto se for utilizada uma bússola, pois implica em cada vértice mudar de direção 120º, o que é mais difícil de estimar do que uma mudança de direção em ângulo reto.

CIRCULAR


O padrão a evitar é o círculo. É praticamente impossível seguir corretamente, a deslocar-se debaixo de água, o traçado de um circulo se não houver pontos de referência. É igualmente impossível saber onde se está situado, relativamente a outro ponto do círculo.

Este padrão poderá ser realizado utilizando um ponto fixo, por exemplo uma poita junto ao cabo de descida, onde prendemos um cabo de um carreto e realizamos um percurso circular em torno desse ponto fixo.