Lesson 1, Topic 1
In Progress

Tipos de Fatos Secos

Existe uma grande variedade de critérios para a classificação dos fatos secos, sendo feita uma distinção de acordo com o material utilizado para a sua construção. Normalmente irá ouvir que os fatos secos são de:

  • Neoprene
  • Tela vulcanizada
  • Trilaminados

FATOS SECOS DE NEOPRENE


Tal como os fatos de mergulho de neoprene húmidos, são feitos de neoprene de alta densidade. Têm uma flutuabilidade positiva, o que significa que teremos de usar mais lastro do que com outros tipos de fatos de mergulho, e também proporcionam um grande isolamento térmico para que possamos dispensar vestuário quente exceto em água muito fria.

Em caso de inundação ainda mantêm o calor corporal de uma forma aceitável. Por outro lado, em profundidade, o volume do fato diminuiu consideravelmente, de modo que grande parte do lastro de que precisávamos para nos afundarmos é agora desnecessário, e a proteção térmica inicial, à medida que a espessura do neoprene diminui, é grandemente reduzida.

Dentro da categoria de fatos de mergulho de neoprene existem também fatos de mergulho feitos de neoprene comprimido.

Os fatos de neoprene comprimido podem parecer muito mais rígidos do que os fatos de neoprene convencionais. Este inconveniente é corrigido reduzindo a espessura do neoprene, e apesar de serem fatos mais finos retêm as características térmicas dos fatos de neoprene não comprimidos.

Por outro lado, os fatos de neoprene têm algumas desvantagens:

  • O neoprene é um material frágil, difícil de reparar.
  • Com o envelhecimento perde volume e flexibilidade.

Os vedantes destes fatos são geralmente feitos de neopreno bruto, liso ou microporoso e, geralmente, com este tipo de selagem, poderá entrar alguma água.

Em fatos de neoprene comprimido, os vedantes de latex são combinados com vedantes de neoprene microporoso para melhorar a estanquicidade. Estas combinações são conhecidas como vedantes mistos.

FATOS TRILAMINADOS


São compostos por três camadas formando uma estrutura em sanduíche, a camada exterior é geralmente de nylon ou cordura, uma segunda camada intermédia de material impermeável, como poliéster, P.V.C. ou butileno e uma terceira camada de nylon, cordura ou algum isolamento térmico.

Existem muitas variantes que dependem muito de um fabricante para outro. Têm geralmente uma flutuação neutra ou negativa. A impermeabilidade dos punhos e gola é geralmente obtida através da utilização de latex ou silicone, que asseguram um nível muito elevado de estanquicidade.

São muito mais leves e flexíveis do que a tela vulcanizada, mas oferecem menos, ou quase nenhuma proteção térmica (dependendo da camada interior). A sua resistência é elevada, mas inferior à da tela vulcanizada, no entanto em caso de rutura são facilmente reparados.

FATOS DE TECIDO REVESTIDOS A BORRACHA – TELA VULCANIZADA


São fatos de baixa proteção térmica, mas que permitem a utilização de roupa quente grossa, altamente recomendada para evitar a flacidez do fato.

São normalmente pesados e rígidos, mas são facilmente reparáveis. São altamente recomendados para mergulhos estáticos de longa duração ou mergulhos em águas poluídas ou contaminadas.

Estes fatos são feitos de um tecido de base sobre o qual são depois depositados diferentes tipos de borracha vulcanizada, e são forrados no interior com diferentes tipos de tecidos isolantes. A composição dos tecidos é decisiva em termos de resistência, flexibilidade, isolamento térmico e preço. Normalmente a resistência situa-se entre 1500 e 750 gr/m2 para um equipamento topo de gama.

Os materiais mais frequentemente utilizados como tecidos de base são:

  • Lona
  • Nylon
  • Tecido
  • Poliéster

O revestimento pode ser feito de borracha natural ou de borracha artificial como o uretano, embora também sejam utilizadas misturas de ambos os tipos de borracha. O revestimento interior também pode ser feito de diferentes materiais, tais como tecido, Rovyl, etc. Têm geralmente uma flutuabilidade neutra ou negativa.