Lesson 1, Topic 1
In Progress

Tipos de Embarcações para Mergulho

Os Fatores Primários que determinam a escolha do tipo de embarcação a utilizar são a zona onde a embarcação irá ser utilizada e a distância a que se encontram os locais de mergulho.

EMBARCAÇÕES FECHADAS


Em zonas onde os locais de mergulho sejam distantes e as viagens muitas vezes feitas em más condições, é conveniente utilizar embarcações fechadas para maior comodidade dos mergulhadores.

Estas embarcações, de grande deslocamento e normalmente com motor interior, possuem acomodações para os mergulhadores e respetivo equipamento, permitindo grandes permanências a bordo. Algumas possuem plataformas ao nível da água, que facilitam as entradas e saídas da água.

EMBARCAÇÕES ABERTA/ PEQUENA CABINA


Pelo contrário, em zonas onde os locais de mergulho sejam relativamente perto (normalmente não excedendo uma hora de viagem) e onde as condições do tempo sejam previsíveis e o mar normalmente calmo, as embarcações particulares ou de centros de mergulho podem ser bastante mais pequenas, uma vez que não necessitam de acomodar os mergulhadores durante longos períodos. Normalmente são embarcações de boca aberta ou com uma pequena cabina, sendo muito utilizadas as do tipo semirrígido, normalmente com motor fora de borda, ainda que alguns modelos de maior dimensão possuam motor interior.

As embarcações deste último tipo facilitam a entrada e saída da água dos mergulhadores, dada a pouca altura dos flutuadores relativamente ao nível da água. Além disso o risco de lesão provocada pelo choque do mergulhador contra o flutuador é muito menor do que contra a borda de uma embarcação de casco rígido.

EMBARCAÇÕES DE PESCA


A utilização de embarcações de pesca em regime de aluguer também é possível, acontecendo sobretudo quando as escolas de mergulho não possuem embarcação própria ou quando um grupo
de mergulhadores resolve organizar as suas próprias saídas sem recorrer a centros de mergulho, que eventualmente poderão até não existir no local eleito.

A utilização destas embarcações traz por vezes alguns inconvenientes, pois normalmente não possuem escada apropriada para os mergulhadores subirem para bordo. Desde que a altura da borda seja maior do que 50cm acima da linha de água, a utilização de uma escada é obrigatória. Além disso, frequentemente o local para guardar o equipamento não oferece as melhores condições de armazenamento. Estes fatores deverão ser tidos em conta quando se opta por esta solução.