Lesson 1, Topic 1
In Progress

Tabelas Bühlmann “86 para Mergulhos com Ar

O aspeto gráfico das tabelas originais foi alterado pela FPAS (Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas), com o acordo do Bühlmann Institut, com o qual foi estabelecido o necessário protocolo, tendo merecido referências elogiosas o trabalho de inovação apresentado. Assim, as tabelas editadas pela FPAS são adotadas pela CMAS Portugal, estas apresentam-se em placas de plástico com a dimensão de 12×16,5cm, aproximadamente, e com as seguintes indicações:

  • Tabelas para mergulho com ar de 0-700m e 701-2500m de altitude
  • Tempo limite para mergulhos sem descompressão
  • Paragem de segurança de 1min/3m e 1min/2m respectivamente
  • Patamares e respetivo tempo de permanência para mergulhos com paragem de descompressão
  • Grupo de azoto residual no fim do mergulho
  • Caixas para registo do tempo de penalização
  • Velocidade de subida 10m/min
  • Tabela para mergulhos sucessivos 0-2500m
  • Caixa para registo da hora de saída do 1º mergulho
  • Caixa para registo do GR no fim do 1º mergulho
  • Tabela de intervalos de superfície (IS) até a completa dessaturação e “tempo de espera para voar” em avião com cabina pressurisada
  • Caixa para registo do GR no fim do intervalo de superfície
  • Tabela dos tempos de penalização (TP) a aplicar ao mergulho sucessivo previsto 
  • Definições e regras de utilização

REGRAS DE ARREDONDAMENTO


As regras a utilizar para o arredondamento do valor da Profundidade e do Tempo, quando estes valores não correspondem aos valores indicados na tabela são as seguintes:

VOAR APÓS UM MERGULHO


No que respeita ao “tempo de espera para voar”, há que considerar dois casos: voos em aviões com cabina pressurisada e voos em aviões sem cabina pressurisada ou passagem de grandes altitudes.

AVIÕES COM CABINA PRESSURISADA

Quando um avião voa a uma altitude de 10.000 a 12.000m, por motivos técnicos relacionados com o sistema de compressão, a pressão no interior da cabina não consegue normalmente ultrapassar um valor de 0.85bar a 0.75bar, o que corresponde sensivelmente à pressão atmosférica entre 1.100m e 2.100m de altitude. Essa pressão poderá atingir valores entre 0.9bar e 0.95bar, se o avião voar à altitude de 4.000m. Nestas condições, a pressão existente no avião atua como uma descompressão adicional, obrigando a que se respeite um intervalo de tempo entre o final de um mergulho e o início do voo.

O cálculo do tempo de espera para voar indicado na tabela foi efetuado com base no pressuposto de haver uma queda brusca de pressão na cabina para 0.58bar (4.500m), o que, face aos valores atrás referidos, garante uma margem de segurança elevada para o utilizador. Refira-se que o valor mínimo admissível da pressão no interior da cabina é 0.54bar, valor que ao ser atingido provoca a queda das mascaras de oxigénio para os ocupantes.

Na prática, há uma diferença entre os tempos de espera para voar indicados na tabela e nos computadores, porque os tecidos lentos considerados para o cálculo em cada um dos sistemas são diferentes. Tomando para comparação o computador Aladin Pro, utilizado num local de mergulho a 400m de altitude, teremos:

Nota: Na tabela Büehlmann “86 o cálculo é feito para os 4500m de altitude. No computador Aladin Pro o cálculo é feito para os 4800 de altitude.
AVIÕES SEM CABINA PRESSURISADA ou passagem de grandes altitudes

No caso do voo se efetuar num avião sem cabina pressurisada ou, o que é igual, se fizermos uma viagem passando por um lugar situado a grande altitude, deverão tomar-se em conta os valores dados pela tabela seguinte.

Nota: A tabela não é válida para mergulhos com patamares de descompressão. Neste caso esperar 12 horas antes da subida ou do voo.

As regras a seguir na utilização desta tabela são as seguintes:

  • Para valores de altitude não existentes na tabela, deve considerar-se o valor imediatamente superior.
  • Não fazer qualquer subida antes de passada uma hora após o final do mergulho. Em caso de esquecimento, logo que a situação seja detectada, deve iniciar-se a descida imediatamente.
  • Depois de passada a primeira hora, iniciar a subida gradualmente.
  • O ponto mais alto da subida não deverá ser alcançado antes de passado o tempo indicado na tabela.