Lesson 1, Topic 1
In Progress

Stress

O stresse no mergulhador é qualquer coisa que pode causar tensão física ou emocional causando alterações no seu comportamento. Um certo grau de stresse antes de cada mergulho pode ser considerado normal, mas tensão em excesso pode provocar alterações profundas e reações complicadas.

O grande problema do stresse no mergulhador é que numa fase inicial pode passar despercebido gerando posteriormente situações de pânico incontroláveis mesmo em mergulhadores experientes.

Mais do que o stresse de origem fisiológica o stresse de origem psicológica é bastante mais perigoso pois um dos motivos do seu aparecimento situa-se em razões essencialmente emocionais onde os medos estão presentes.
Os temores e medos da escuridão e do desconhecido estão associados á noite, sendo pois normal, que o primeiro mergulho noturno seja envolto de um stresse acrescido.

É pois altamente recomendável que o local escolhido para o mergulho noturno seja visitado durante o dia para que o mergulhador fique minimamente conhecedor do relevo submarino e de alguns pontos de referência que serão assim mais fáceis de localizar durante o mergulho noturno reduzindo assim o seu estado de ansiedade.

Este procedimento e o cumprimento dos pontos referidos no capítulo anterior pode contribuir para uma redução drástica do stresse que possa surgir, sobretudo nos primeiros mergulhos noturnos.