Sessão 2
2ª SESSÃO PRÁTICA
Objetivos da sessão:
Esta sessão destina-se a familiarizar os alunos com a utilização de uma bússola, procurando evitar os erros mais frequentes.
No final desta sessão, os alunos deverão ser capazes de:
- Utilizar a bússola para tirar azimutes
- Seguir um rumo sem sofrer um desvio lateral significativo (<1m)
- Utilizar os conhecimentos adquiridos no planeamento de mergulhos
Exercícios
2.1. – DEFINIÇÃO DE 5 AZIMUTES A PARTIR DE UMA ESTACA
Cada aluno anotará na sua placa os azimutes de 5 pontos distintos, a partir de uma estaca colocada na praia.
Pontos adicionais para o a reunião inicial:
- Correta utilização da bússola (posição, leitura etc.)
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos
Uma bússola por cada dupla de mergulho
2.2. – PERCURSO COM BÚSSOLA, EM TERRA (IDA E VOLTA; RETÂNGULO OU TRIÂNGULO)
Cada aluno efetuará em terra, um percurso de ida e volta usando a bússola.
Seguidamente efetuará um segundo percurso, tipo retângulo ou triângulo, igualmente com o auxilio da bússola.
O grau de erro aceitável neste exercício define-se como descrito na sessão 1, mas decresce neste caso para 5% da totalidade do comprimento do percurso (visto que os alunos utilizam uma bússola.
Pontos adicionais para a reunião inicial:
· Andar de uma forma constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos:
- Uma bússola por dupla de mergulho
- Preparação prévia da placa de escrita
2.3. – PERCURSO COM BÚSSOLA NO FUNDO (IDA E VOLTA; RETÂNGULO OU TRIÂNGULO)
Cada dupla de mergulho efetuará no fundo, um percurso de ida e volta usando a bússola.
Um dos mergulhadores ocupar-se-á da navegação enquanto o outro será o companheiro. No final deste percurso, a dupla efetuará o mesmo percurso, com os papéis invertidos. Seguidamente efetuará um segundo percurso, tipo retângulo ou triângulo, igualmente com o auxílio da bússola, em que cada aluno desempenhará à vez, as funções de navegador e de companheiro.
O grau de erro aceitável neste exercício define-se como descarto na sessão 1, mas decresce neste caso para 5% da totalidade do comprimento do percurso (visto que os alunos utilizam uma bússola.
Pontos adicionais para a reunião inicial:
- Nadar forma constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos:
- Preparação prévia da placa de escrita
- Uma bússola por cada dupla de mergulho
2.4. – UM EXEMPLO DE NAVEGAÇÃO POR PILOTAGEM (TODO PREPARADO PELOS INSTRUTORES)
Este exercício implica um planeamento extra por parte dos instrutores.
Pontos adicionais para a reunião inicial
- Nadar forma constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos:
Preparação prévia da placa de escrita