Lesson 1, Topic 1
In Progress

Sessão 2

2ª SESSÃO PRÁTICA

Objetivos da sessão:

Esta sessão destina-se a familiarizar os alunos com a utilização de uma bússola, procurando evitar os erros mais frequentes.

No final desta sessão, os alunos deverão ser capazes de:

  • Utilizar a bússola para tirar azimutes
  • Seguir um rumo sem sofrer um desvio lateral significativo (<1m)
  • Utilizar os conhecimentos adquiridos no planeamento de mergulhos

Exercícios

2.1. – DEFINIÇÃO DE 5 AZIMUTES A PARTIR DE UMA ESTACA

Cada aluno anotará na sua placa os azimutes de 5 pontos distintos, a partir de uma estaca colocada na praia.

Pontos adicionais para o a reunião inicial:

  • Correta utilização da bússola (posição, leitura etc.)
  • Ter atenção ao registo da totalidade dos dados

Requisitos

Uma bússola por cada dupla de mergulho

2.2. – PERCURSO COM BÚSSOLA, EM TERRA (IDA E VOLTA; RETÂNGULO OU TRIÂNGULO)

Cada aluno efetuará em terra, um percurso de ida e volta usando a bússola.

Seguidamente efetuará um segundo percurso, tipo retângulo ou triângulo, igualmente com o auxilio da bússola.

O grau de erro aceitável neste exercício define-se como descrito na sessão 1, mas decresce neste caso para 5% da totalidade do comprimento do percurso (visto que os alunos utilizam uma bússola.

Pontos adicionais para a reunião inicial:

 

·      Andar de uma forma constante

  • Pensar em evitar o desvio lateral
  • Ter atenção ao registo da totalidade dos dados

Requisitos:

  • Uma bússola por dupla de mergulho
  • Preparação prévia da placa de escrita

2.3. – PERCURSO COM BÚSSOLA NO FUNDO (IDA E VOLTA; RETÂNGULO OU TRIÂNGULO)

Cada dupla de mergulho efetuará no fundo, um percurso de ida e volta usando a bússola.

Um dos mergulhadores ocupar-se-á da navegação enquanto o outro será o companheiro. No final deste percurso, a dupla efetuará o mesmo percurso, com os papéis invertidos. Seguidamente efetuará um segundo percurso, tipo retângulo ou triângulo, igualmente com o auxílio da bússola, em que cada aluno desempenhará à vez, as funções de navegador e de companheiro.

O grau de erro aceitável neste exercício define-se como descarto na sessão 1, mas decresce neste caso para 5% da totalidade do comprimento do percurso (visto que os alunos utilizam uma bússola.

Pontos adicionais para a reunião inicial:

  • Nadar forma constante
  • Pensar em evitar o desvio lateral
  • Ter atenção ao registo da totalidade dos dados

Requisitos:

  • Preparação prévia da placa de escrita
  • Uma bússola por cada dupla de mergulho

2.4. –      UM EXEMPLO DE NAVEGAÇÃO POR PILOTAGEM (TODO PREPARADO PELOS INSTRUTORES)

Este exercício implica um planeamento extra por parte dos instrutores.

Pontos adicionais para a reunião inicial

  • Nadar forma constante
  • Pensar em evitar o desvio lateral
  • Ter atenção ao registo da totalidade dos dados

Requisitos:

Preparação prévia da placa de escrita