Sessão 1
1ª SESSÃO PRÁTICA:
Objetivos da sessão:
Esta sessão visa mostrar que a navegação subaquática não está dependente da utilização da bússola, e que muito pode ser feito sem ela. É importante mostrar que o facto de não utilizar a bússola não implica uma perda significativa de precisão, e que a navegação subaquática pode ser uma atividade divertida. As técnicas de navegação aqui utilizadas continuam a ser baseadas em padrões, mas prescindem da utilização da bússola.
No final desta sessão, os alunos deverão ser capazes de:
- Avaliar uma distância debaixo de água
- Seguir um rumo com ou sem a ajuda de referências naturais
- Utilizar os conhecimentos adquiridos (p.e. os seus parâmetros pessoais no planeamento de mergulhos
Exercícios
- – MEDIÇÃO DE PARÂMETROS PESSOAIS DE NAVEGAÇÃO (CABO NO FUNDO)
Este exercício é feito ao longo de um cabo estendido no fundo, com um comprimento mínimo de 30m (a uma profundidade constante, nunca superior a 9m), e sinalizado à superfície nas duas extremidades.
A primeira dupla de mergulho desce com o instrutor, e após ter estabelecido uma flutuabilidade neutra, vai efetuar 5 percursos de ida e volta (l0 comprimentos do cabo) ao longo do cabo. Durante 6 dos comprimentos, cada aluno vai registar o nº de cicios de barbatanas e o tempo necessários para completar a referida distância.
Nos restantes 4 comprimentos, cada aluno registará o n.º de braçadas e novamente, o tempo necessário para cada percurso.
O instrutor acompanha um percurso de ida e volta, (para verificar se tudo está bem e para fazer eventuais correções) e sobe para a superfície para ir buscar a segunda dupla e colocá-la a executar o exercício, como descrito anteriormente.
Quando a primeira dupla terminar o exercício subirá pelo cabo até à superfície.
Nota: quanto à avaliação do ar gasto por cada comprimento, e visto que os alunos não possuem normalmente manómetros com uma precisão que permita detetar mudanças significativas na pressão da garrafa num comprimento de apenas 3Om, poderemos optar por um registo (por cada aluno) da hora de chegada ao fundo e da pressão da garrafa. No final do exercício registar-se-á a pressão da garrafa e a hora de subida. O consumo encontrado poderá ser relacionado com a totalidade dos percursos efetuados (no mínimo 300m), com uma aproximação aceitável (apesar das pausas entre cada comprimento).
Pontos adicionais para a reunião inicial:
- Subir e descer sempre pelo cabo
- Nadar à velocidade que normalmente nadam
- Estabelecer uma flutuabilidade neutra para que a natação seja depropulsão e não de sustentação
- Anotar a informação nas placas no fim de cada comprimento
Requisitos:
- Preparação prévia da placa de escrita
- Relógio com segundos (um por dupla de mergulho)
1.2. – PERCURSOS EM TERRA (IDA E VOLTA; RETÂNGULO)
Estes percursos são efetuados individualmente e poderão ser efetuados simultaneamente por uma dupla de mergulho.
Deverá escolher-se na praia, um local que não seja facilmente referenciado, que será marcado com uma bola de ténis (ou similar) semi enterrada, de modo a que não possa ser utilizada como referência pelos alunos.
O instrutor deverá ter o cuidado de se afastar da bola (para que não possa também ele ser usado como referência pelos alunos), sem no entanto a perder de vista.
Cada aluno efetuará um percurso de percurso de ida e volta (mínimo 100m – ida e volta) e no final registar-se-á a distância entre o ponto de origem (sinalizado pela bola) e a posição final do aluno.
Para que se possa considerar que um aluno efetuou o exercício com sucesso, a sua posição final deverá situar-se num círculo centrado no ponto de origem e com um raio não superior a 10% do comprimento total do percurso efetuado.
Cada aluno efetuará em seguida o mesmo exercício, mas com um percurso retangular. O critério de avaliação será o mesmo que para o percurso de ida e volta.
Pontos adicionais para a reunião inicial:
- Andar de forma constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção à definição e contagem do número de passos para cada percurso
- Antes de rodar, pensar previamente no ângulo que se pretende descrever, para que esta viragem seja feita da forma mais correta possível.
Requisitos:
- bola de ténis (ou similar, adequado ao local em que se realiza o exercício)
Nota: um bom truque será amarrar à bola um fiode nylon (ou qualquer outro fio, facilmente dissimulável na areia) com um comprimento razoável, que permita que o instrutor se afaste da bola, sem no entanto a perder.
1.3.- ESTIMAR A DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS NO FUNDO
Este exercício será efetuado por cada dupla, e cada mergulhador registará os seus valores individualmente.
Basicamente, este exercício consiste em efetuar um percurso entre dois pontos (p.e. entre o cabo do exercício 1 e a costa), registando o tempo e o ar gasto, bem como o número de ciclos de barbatanas.
Com os valores obtidos, cada aluno estimará em terra, a distancia entre os dois pontos (baseado nos valores obtidos no exercício 1).
Pontos adicionais para a reunião inicial:
· Nadar a uma velocidade constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos:
- Preparação prévia da placa de escrita
- Relógio com segundos (um por dupla de mergulho)
1.4.- PERCURSO NO FUNDO (SEM REFERÊNCIAS)- IDA E VOLTA; RETÂNGULO
Estes percursos são efetuados por cada dupla de mergulho, embora cada mergulhador desempenhe alternadamente o papel de navegador e de companheiro. Os percursos deverão ter como origem um ponto na praia, para que o instrutor possa controlar a precisão do percurso sem que tal implique a sua permanência no fundo.
Cada dupla efetuará um percurso de percurso de ida e volta (mínimo 100m – ida e volta) e no final registar-se-á a distância entre o ponto de origem e a posição de chegada da dupla de mergulho.
Para que se possa considerar que um aluno efetuou o exercício com sucesso, a sua posição final deverá situar-se num círculo centrado no ponto de origem e com um raio não superior a 10% do comprimento total do percurso efetuado.
Cada aluno efetuará em seguida o mesmo exercício, mas com um percurso retangular.
O critério de avaliação será o mesmo que para o percurso de ida e volta.
Pontos adicionais para a reunião inicial:
- Nadar forma constante
- Pensar em evitar o desvio lateral
- Ter atenção ao registo da totalidade dos dados
Requisitos:
- Preparação prévia da placa de escrita