Lesson 1, Topic 1
In Progress

Roupa Térmica Interior

Ao planear um mergulho de fato seco, para além do planeamento convencional, que já fazemos, teremos de planear e prever a quantidade e tipo de roupa que vamos usar dependendo do tipo de mergulho, do trabalho a fazer, da temperatura da água e do tempo que vamos ficar na água.

Devemos ter em conta muitos fatores, entre eles:

  • O tipo de atividade, quer seja estática ou dinâmica.
  • A temperatura da água.
  • O tipo de tecido do fato (o trilaminado é o menos isolante térmico, enquanto o neoprene isola muito mais).
  • A profundidade (por exemplo o neoprene perde espessura e o seu isolamento térmico).

Outra questão muito importante é qual o tipo de tecidos a utilizar, pois precisamos deles para cumprir três funções principais:

  • Isolar o nosso corpo do frio exterior.
  • Reter o nosso calor corporal.
  • Manter a pele seca, ao transferir a humidade produzida pelo suor de um lado do tecido para o outro.

A compra de roupa interior térmica da marca do fato seco não é obrigatória, mas é recomendado que tenha roupa que cumpra os aspetos enumerados anteriormente. No entanto, existem inúmeros produtos no mercado que cumprem estas características, mas são difíceis de enumerar porque estão a aparecer diariamente novos tecidos sintéticos, ou estão a ser utilizados tecidos já existentes que só foram utilizados noutros campos.

A utilização de algodão, neoprene ou tecidos semelhantes diretamente sobre a pele é fortemente desencorajada, porque não cumpririam uma das funções básicas de uma boa peça de roupa quente, que é manter a pele completamente seca.

Existem no mercado coletes de aquecimento, que incorporam uma bateria e uma resistência. Estes coletes são vestidos como roupa interior térmica e regulados para uma temperatura confortável para o mergulhador.