Lesson 1, Topic 1
In Progress

Relação Instrutor / Alunos

O número de alunos dependentes de um instrutor depende das características dos exercícios a executar. O instrutor deve ter em atenção que o progresso de um aluno e o resultado final obtido será tanto melhor quanto maior for a “assistência individual” dada pelo instrutor.

Ainda que, por um lado, a assistência individual possa ser a ideal por outro lado perder-se-á o desenvolvimento do conceito de “companheiro de mergulho”, que deve estar presente constantemente, desde o início do curso e que é impossível transmitir com este procedimento, para além de se tornar demasiadamente pesado para o instrutor que tem mais alunos para ensinar no curso.

RELAÇÃO 1 INSTRUTOR PARA 4 ALUNOS E NUNCA SUPERIOR

No curso CMAS One Star Diver (P1) a relação de 1:4 é o rácio máximo definido nos standards da CMAS, pois permite ao instrutor estar em contacto efetivo com todos os alunos durante as reuniões iniciais, durante a demonstração, correção e avaliação dos exercícios.

Também esta proporção permite um controlo mais eficiente dos alunos por parte do instrutor de que resulta uma maior concentração dos alunos no exercício que tem de realizar, o que se traduz num aumento da segurança.

O “assistente de instrutor” CMAS One Star Instructor (M1), torna-se fundamental nesta situação pois permite aumentar o número de alunos sem que se percam os condicionalismos atrás referidos relativamente à segurança e à qualidade da aprendizagem.

Permite-se o aumento de 2 alunos com a presença de um Assistente de Instrutor não se podendo ultrapassar o máximo de oito alunos exigindo-se para esse efeito a presença de 2 Assistentes de Instrutor