Lesson 1, Topic 1
In Progress

Referências de Orientação / Direção

Referências de orientação/direção

  1. A luz e as sombras são referências úteis. Verifique a posição do sol ou da lua e a direção seguida pelos raios luminosos filtrados na água.
  2. As rugas (ripple marks) provocadas na areia pela ondulação orientam-se paralelamente à costa com a inclinação mais suave virada para o mar, e constituem um ponto de referência fiável. O movimento da água é mais forte perto da costa que ao largo, sendo possível, com um pouco de prática, determinar qual a direção da costa sem mais nada que não seja observando a ondulação. Se a sua intensidade diminui, a água é mais profunda. A ondulação pode ajudar a determinar a proximidade dos recifes, de rochas e outras zonas pouco profundas.
  • O movimento da água, quer seja ondas, marés ou vagas, podem ajudá-lo desde que saiba a sua direção inicial. As algas e partículas soltas irão inclinar-se ou arrastar-se na direção da corrente de maré. Se a direção desta for conhecida, pode fornecer ao mergulhador uma pequena indicação da direção do mergulho, mas é necessário verificar se a corrente marinha não muda durante o mergulho. Comece, de preferência, o mergulho contra a corrente.
  • Procure familiarizar-se com a flora e fauna que podem fornecer pontos de referência. Por exemplo, as gorgónias desenvolvem-se sempre formando angulo reto com a corrente dominante. Algumas algas apenas se encontram a algumas profundidades. Ao se familiarizar com o ambiente, encontrará cada vez mais pontos de referência graças á flora e fauna.