Lesson 1, Topic 1
In Progress

Reconhecimento de Instrutores CMAS Estrangeiros

A CMAS Portugal reconhece os instrutores CMAS oriundos de outras nacionalidades o pleno direito de ensinar no nosso país, desde o momento que sejam seus filiados e aceitem e cumpram as normas de ensino emanadas pelo CTMRT.

SISTEMA CMAS

As instituições nacionais reconhecidas pela CMAS internacional para representar o sistema de formação CMAS não apresentam um reconhecimento direto dos instrutores.

O racional por detrás deste sistema está relacionado com o sistema de formação e certificação CMAS poder variar entre cada país ou região, sendo por vezes necessário os instrutores CMAS realizarem programas de formação e de avaliação no processo de equivalência. Outro especto, está relacionado com o enquadramento legal do mergulho recreativo dos países e ainda com o processo administrativo associado à atividade profissional do instrutor de mergulho.

EQUIVALÊNCIA VS QUALIDADE

Este processo de equivalência, permite que a CMAS através das suas instituições representativas em cada país, apresente uma capacidade direta de controlo da qualidade do seu sistema de formação., evitando que instrutores formados sob um sistema de formação comum para o mundo inteiro entrem diretamente no sistema de formação de mergulho CMAS de um país ou região sem passarem por uma adaptação das suas competências às particularidades da cultura, dos ambientes do país (águas interiores, mar, águas frias, visibilidade, etc).

O Sistema de formação CMAS assume-se pela excelência da sua formação e não como um sistema de formação comercial e de massas. Sendo por essa razão que o processo de “Crossover” de instrutores respeita um procedimento Local e Específico a cada nação e assume uma elevada importância de avaliação moral, de valores pessoais e competências técnicas dos candidatos ainstrutores.

PROCEDIMENTO DE CROSSOVER EM PORTUGAL

Os procedimentos de Crossover em Portugal foram definidos pela CMAS Portugal, podendo apresentar diferenças em cada nação de acordo com o enquadramento legal do mergulho recreativo e dos processos administrativos implementados pela instituição nacional com a representação do sistema de formação CMAS nesse país.

Em Portugal o CTMRT nomeia um coletivo de instrutores CMAS Three Star Instructors denominada de “Comissão de Integração”, que irá apresentar as funções de avaliação do processo do candidato a instrutor CMAS.

1. REQUISITOS

  • Ser fluente em Português
  • Ser titular de uma certificação de instrutor CMAS (este não deverá ter ultrapassado a data deexpiração).
  • Ter obtido o título de instrutor por completa formação no seio de um organismo CMAS (sãoexcluídos os cartões de instrutores por equivalência ou crossover de outras agências demergulho que não CMAS).
  • Apresentação de toda a documentação de candidatura.

2. DOCUMENTAÇÃO PARA A CANDIDATURA

  • Filiação na CMAS Portugal
  • Cartão e/ou Diploma que demonstre que o título de formação tenha sido obtido no seio de uma instituição reconhecida pela CMAS.
  • Identificação dos contactos oficiais da instituição CMAS que atribuiu a certificação.
  • Uma carta de apresentação passada pelo presidente do clube filiado e ativo CMAS Portugal.
  • Carta de motivação do candidato a instrutor CMAS Portugal.
  • Um certificado médico para a prática de Mergulho Recreativo.
  • Comprovativo de pagamento da taxa associada ao processo de crossover.
  • Toda a documentação é enviada para a CMAS Portugal.

3. AVALIAÇÃO DA CANDIDATURA

A CMAS Portugal emite um parecer favorável ou desfavorável face à avaliação da atuação supervisionada do candidato na lecionação de módulos de formação de componentes teóricas e/ou práticas e de avaliação da seguinte forma:

PARA CANDIDADOS A CMAS ONE STAR INSTRUCTOR

Deverá completar a participação supervisionada de um programa de formação One Star Diver nas componentes de formação teórica, prática em águas confinadas e abertas.

PARA CANDIDATOS A CMAS TWO STAR INSTRUCTOR

Deverá completar a participação supervisionada de um programa de formação Two Star Diver ou Three Star Diver nas componentes de formação teórica, prática em águas confinadas e abertas e avaliação.

PARA CANDIDATOS A CMAS THREE STAR INSTRUCTOR

Deverá completar a participação a participação supervisionada de programa de formação de instrutor nas funções de assistente de instrutor, cumprindo as componentes de formação teórica, prática em águas confinadas e abertas, procedimentos de segurança e emergência e avaliação final.

PARA CANDIDATOS A ESPECIALIDADES CMAS

Deverá completar a participação supervisionada de um programa de formação da respetiva certificação nas componentes de formação e avaliação definidas no standard da respetiva certificação CMAS.

4. COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO

É constituída por nomeação do Secretário Geral do Comité Técnico do Mergulho Recreativo da CMAS Portugal, sempre por número ímpar, no mínimo por três (3) membros com certificação mínima CMAS Three Star Instructor, sendo que pelo menos um dos membros pertence ao Comité Técnico do Mergulho Recreativo e Técnico da CMAS Portugal.

A comissão tem por missão cumprir o processo de avaliação da candidatura, verificando todos os requisitos de elegibilidade, a documentação apresentada na candidatura e proceder ao parecer de avaliação.

A decisão da comissão é soberana.

5. COMUNICAÇÃO DO PARECER

O resultado da avaliação é comunicado ao candidato por carta registada com aviso de receção e por email. Podendo apresentar dois resultados possíveis:

  • Parecer favorável
  • Parecer desfavorável

Em ambas as situações o candidato deverá ter acesso aos resultados das avaliações, bem como a um relatório de avaliação elaborado pela Comissão de Integração.

PARECER FAVORÁVEL

O candidato apresenta 15 dias uteis para proceder ao seu processo de registo e pagamento das certificações que obteve equivalência.

PARECER DESFAVORÁVEL

O candidato beneficia de 15 dias uteis para pedir uma segunda comissão de integração encarregada de instruir de novo a documentação para uma nova e última avaliação.

Após um segundo parecer desfavorável o Comité Técnico de Mergulho Recreativo e Técnico da CMAS Portugal arquiva o processo do candidato, sendo este direcionada para a frequência integral do programa de formação de instrutores CMAS.