Lesson 1, Topic 1
In Progress

Recomendações na Utilização do Oxigénio

Proceder à revisão de todo o equipamento de oxigénio e comprovar a pressão da garrafa antes de cada mergulho. Tenha sempre a garrafa cheia.

MANTER SEMPRE O EQUIPAMENTO DE OXIGÉNIO MONTADO, COM A TORNEIRA PRINCIPAL DA GARRAFA FECHADA, DENTRO DA CAIXA ESTANQUE. ISTO PERMITIR- LHE-Á UMA RÁPIDA ATUAÇÃO EM CASO DE EMERGÊNCIA

Nunca guarde o equipamento com a torneira aberta e/ou com o mano-redutor em carga.

Guardar sempre a garrafa de oxigénio na sua caixa estanque, a fim de evitar que os componentes do equipamento se estraguem e ao mesmo tempo protege-lo das propriedades corrosivas da água salgada.

É sempre recomendável ter garrafas de oxigénio e máscaras de reserva para, caso seja necessário, prolongar a administração de oxigénio ou para poder efetuar a administração a vários mergulhadores acidentados ao mesmo tempo.

Os equipamentos de oxigénio devem ser vistoriados em cada dois anos pelo fabricante ou por um serviço autorizado.

NUNCA PERMITIR QUE O EQUIPAMENTO DE OXIGÉNIO ENTRE EM CONTACTO COM ÓLEOS OU AZEITES DEVIDO AO RISCO DE INCÊNDIO

A torneira principal da garrafa de oxigénio deve ser sempre aberta muito lentamenteEste procedimento reduz o risco de combustão expontânea, no caso de se terem introduzido no equipamento substâncias combustíveis. A partir do momento que o sistema se encontra pressurizado, pode abrir a torneira ao máximo.

Depois de cada utilização, as máscaras de oxigénio devem ser lavadas com uma solução de lixívia a 10% (1 parte de lixívia e 9 de água), passadas em água doce e secas cuidadosamente. Outros agentes de limpeza, devido a sua composição química, poderão deteriorar a máscara e causar irritações ao entrar em contacto com a pele.