Rebreathers

Os rebreathers ou recicladores distinguem-se dos sistemas convencionais porque o ar exalado não é libertado para a água, mas sim purificado e devolvido ao circuito de respiração, permitindo mergulhos mais longos.
O dióxido de carbono (CO2) contido no ar exalado é removido ao passar por um cartucho de cal soldada (como nos escafandros de circuito fechado) antes de ser canalizado para o saco de inalação, que é alimentado por uma garrafa de nitrox. Outro aspeto importante é que o ar inalado é agradavelmente quente e húmido, como resultado da reação química no processo de absorção de CO2.
Como a utilização do gás respirado é otimizada, os consumos são reduzidos até 90%, e como o gás utilizado é nitrox, o resultado é um aumento significativo do tempo de mergulho sem paragens de descompressão (chega a triplicar). Além disso, a aproximação à fauna marinha torna-se mais fácil, pois é libertado muito pouco gás para a água, o que o torna o reciclador semi-fechado muito silencioso.
Com este equipamento, o controlo da flutuabilidade é essencialmente feito recorrendo à utilização do colete de mergulho, ao contrário do que se passa com o escafandro normal, em que o mergulhador pode recorrer à variação do volume pulmonar para estabelecer o equilíbrio.
ESPECIALIDADES DE MERGULHO TÉCNICO
A CMAS tem especialidades de mergulho Técnico para Recicladores de circuito semi-fechado e fechado.

