Proteção do Mergulhador
TEMPERATURA AMBIENTE
Resolvida a adaptação do mergulhador ao meio aquático, teremos também de solucionar o fator de adaptação relacionado com a temperatura ambiente.
Não será correto falarmos na temperatura da água sem referir a sua grande condutibilidade térmica comparada com a do ar. Na realidade, a água conduz aproximadamente 25 vezes mais calor, do que o ar à mesma temperatura.
Ou seja, a água absorve muito rapidamente o calor dos corpos nela mergulhados. Além disso, as grandes massas de água têm uma incomensurável capacidade de armazenamento de calor. Isto significa que um mergulhador, sem roupa, arrefece muito mais rapidamente se estiver mergulhado em água à temperatura de 25ºC, do que se estiver exposto ao ar à mesma temperatura.
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO TÉRMICA
A solução para nos protegermos do frio é a utilização de roupa de proteção térmica, que isole a pele do contacto com a massa de água, reduzindo substancialmente a perda calórica. Quando nos referimos a roupa de proteção térmica no mergulho estamos a falar dos equipamentos:
- Fato Isotérmico
- Luvas
- Meias ou Botas
FATO ISOTÉRMICO

MEIAS OU BOTAS


LUVAS

Outra função não menos importante da roupa isotérmica é a proteção contra a ação abrasiva e cortante das rochas e o contacto com espécies marinhas urticantes ou venenosas.
É PRECISO NÃO ESQUECER QUE ESTE TIPO DE ROUPA NÃO PROTEGE DE QUALQUER TIPO DE POLUIÇÃO, SENDO QUE O MERGULHO EM ÁGUAS POLUÍDAS SÓ DEVE SER REALIZADO COM FATOS CONCEBIDOS PARA ESSE EFEITO