Profundidade Ar Equivalente – EAD
A possibilidade de converter a profundidade real de um mergulho com nitrox, para uma profundidade ar equivalente é um dos princípios do mergulho com EAN.
Uma das limitações do mergulho é o gás inerte (azoto) que absorvemos durante o mergulho. É este gás que rege todo o mecanismo de descompressão
Reduzindo a percentagem de gás inerte na mistura, reduzimos a pressão parcial do azoto respirado a qualquer profundidade, quando comparado com o ar à mesma profundidade.
Como a absorção do azoto é regida pelo diferencial entre a pressão parcial do azoto nos nossos tecidos e a pressão parcial de azoto existente na mistura respirada, podemos concluir que absorveremos menos gás inerte do que absorveríamos se estivéssemos a respirar ar à mesma profundidade durante o mesmo período de tempo.
Assim a profundidade ar equivalente (EAD) é a profundidade a que deveríamos estar mergulhados a respirar ar, para que a Pp do azoto respirado fosse igual à Pp do azoto respirado com uma mistura Nitrox, à profundidade a que realmente estamos mergulhados (Profundidade real).
Esta profundidade será sempre menor que a profundidade real na qual o EAN é respirado.
O cálculo da profundidade ar equivalente (EAD) é necessário para que se possam utilizar as tabelas de descompressão para ar. No caso da CMAS Portugal as tabelas utilizadas são as “Tabelas Büehlmann 86”.
Os valores são obtidos através da expressão:


EXEMPLO 1
Estando a mergulhar com EAN36 à profundidade de 20m qual será a profundidade ar equivalente?


EXEMPLO 2
Estando a mergulhar com EAN32 à profundidade de 30m qual será a profundidade ar equivalente?
