Indicações Úteis
As seguintes indicações procuram ajudá-lo na escolha de um padrão de forma que o mergulho se torne agradável e seguro:
- Defina com o seu Companheiro de Mergulho
- Defina com o seu companheiro os diferentes padrões de mergulho e chegue com ele a um acordo sobre a escolha do percurso antes de entrar na água.
- Imagine-se a Realizar o Percurso
- Desenhe para si mesmo esse padrão e imagine-se nas diferentes fases do mergulho, especialmente após cada mudança de direção. Reflita antecipadamente na direção a seguir para confirmar o seu esquema de mergulho.
- Pratique do Simples para o Mais Complexo
- Comece por praticar percursos simples até estar completamente familiarizado com eles. Não comece logo com distâncias muito grandes. Evolua lentamente e aprecie os mais pequenos pormenores do mundo subaquático. A sua reserva de ar durará mais tempo, descobrirá coisas fascinantes que lhe passavam despercebidas anteriormente e evitará percursos mais longos.
- Encontre Referências no Percurso
- Não é obrigatório seguir um rumo exato sem se permitir um ligeiro desvio. Quando segue um determinado rumo, à sua direita ou esquerda podem surgir pontos de interesse. Neste caso deixe o seu rumo, a fim de poder examinar esses pontos de interesse, mas não o faça se não conhecer a sua posição relativamente à sua trajetória de partida e sem que saiba como reencontrar esse rumo no momento de retomar a sua progressão. Procure ou arranje referências durante o seu percurso de modo que, caso se afaste, possa reencontrar o percurso e continuar. No seu ponto de partida procure olhar à sua frente e encontrar pontos de referência para mais tarde, quando regressar. Um percurso teórico planeado de mergulho raramente coincide com o percurso real efetuado. Note que pequenas mudanças de direção não são um problema critico, desde que a direção permaneça constante em cada fase do mergulho.
- Definir o Navegador
- No grupo um dos mergulhadores deve ser responsável pela orientação, mas deve estar sempre em concordância com os seus companheiros antes de efetuar qualquer mudança de direção. Para tal, deverá parar, chamar a atenção dos seus companheiros, indicar-lhes a mudança de direção e esperar pelo seu acordo.
- Se tiver dúvidas suba à superfície
- Quando começar a utilizar os padrões de mergulho e no caso de ter dúvidas sobre a direção, venha à superfície ao iniciar a última fase do mergulho de forma assegurar-se de que está no bom caminho. Isto permitirá efetuar as correções de trajetória necessárias e evitar, caso tenha feito um erro de rumo, terminar o mergulho longe do ponto saída do mergulho inicialmente previsto.
MANTER UM RUMO PRÉ ESTABELECIDO
Quando nos deslocamos sem qualquer tipo de referência pela qual nos possamos guiar há uma tendência natural para nos desviarmos para um dos lados, devido a uma técnica de deslocamento assimétrica, desvio este que pode ser aumentado com a existência de uma corrente lateral.
A este desvio dá-se o nome de “desvio lateral”, que pode ser evitado desde que se utilize uma técnica de deslocamento correta ou qualquer uma das referências de orientação, entre as quais destacamos o deslocamento paralelo ou perpendicular às ondulações na areia ou localizando pontos de referência que estejam no alinhamento do nosso rumo.