Procedimentos Antes do Mergulho

Antes da entrada dos mergulhadores para bordo, o responsável pela embarcação deve assegurar-se de que todos os requisitos legais e de segurança foram cumpridos.
A colocação do material de mergulho a bordo deve ser feita de maneira criteriosa, com as garrafas colocadas preferencialmente no eixo longitudinal da embarcação e presas a uma armação. Se não existir armação, as garrafas deverão ficar deitadas e travadas, podendo para isso utilizar-se o cinto de lastro ou as barbatanas.
Os mergulhadores devem montar o escafandro ainda no cais de embarque para verificar a pressão do ar na garrafa. Deverão também introduzir algum ar no colete, prevenindo assim que o escafandro se afunde se cair à água.
Com o embarque dos escafandros já montados, pretende-se também tornar mais fácil a organização do espaço dentro da embarcação. O restante equipamento deverá ficar, se possível, junto do seu possuidor, ou então devidamente acondicionado em local para isso designado, de onde será retirado à chegada ao local de mergulho, para cada um se equipar.
Há casos em que será melhor o mergulhador ir já equipado de terra para evitar as confusões de ter de equipar-se a bordo num espaço apertado e atravancado com sacos ou caixas de transporte do material.
Caso exista um responsável pelo mergulho (pelo menos, um mergulhador de nível 3), que poderá não ser o responsável pela embarcação, ele deverá certificar-se se a bordo da embarcação se encontra todo o equipamento mínimo de emergência (estojos de primeiros socorros e de administração de O2) e que o plano de emergência está devidamente estabelecido e também é conhecido pelo responsável pela embarcação.
É também conveniente que exista um escafandro operacional a bordo para utilização em caso de emergência.