Procedimentos Antes do Início do Curso
Em todos os cursos de praticantes todos os processos administrativos são da responsabilidade do Diretor Técnico da Escola de Mergulho.
A escola de mergulho é responsável por realizar e manter todos os registos dos seus alunos e dos respetivos cursos lecionados.
O diretor de curso antes do início de um curso deverá assegurar que existem condições no que diz respeito:
INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS
Local onde será lecionada as componentes de formação, equipamentos necessários como por exemplo embarcações e definição que equipamento a escola ou os alunos necessitam possuir para a formação. Deverá ainda verificar e organizar todos os conteúdos programáticos e pedagógicos para planear e lecionar a formação.
DISPONIBILIDADE DA EQUIPA DE FORMAÇÃO
Deverá definir a necessidade de membros para lecionar as componentes de formação do curso, definir funções e áreas de responsabilidade dos vários membros da equipa de formação e planificar um mapa para a equipa de formação.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA
Todas as componentes de formação, sejam teóricas, práticas em águas confinadas ou abertas deverão apresentar sempre uma verificação das condições ambientais (ex. instalações ou estado do mar) e de segurança (ex. saídas de emergência, plano de socorro, planeamento da saída de mergulho).
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Os processos administrativos dividem-se ao nível da filiação da Escola de Mergulho e dos seus instrutores na CMAS Portugal e ao nível do processo de filiação e inscrição dos alunos que frequentam o programa de formação.
A Escola de Mergulho deverá apresentar a sua filiação ativa. Os instrutores da equipa de formação deverão apresentar o seu “teaching status” ativo.
Para além das questões administrativas entre a Escola de Mergulho e a CMAS Portugal, existem ainda as questões legais associadas ao registo da mesma no IPDJ, IP e ainda na existência de todos os seguros necessários para a realização da atividade. É ainda necessário conhecer todo o procedimento de comunicação da atividade de formação que irá realizar às autoridades com responsabilidade no local onde irá realizar as sessões práticas (AMN, GNR, ICNF, etc).
O PROCESSO DE INSCRIÇÃO
O diretor de curso deverá solicitar a todos os seus alunos o preenchimentos dos seguintes formulários:
1. Formulário de Inscrição
2. Termo de Entendimento Curso Praticantes
3. Questionário Médico
4. Termo de Aceitação de Risco e Indemnização e Renúncia e Exoneraçãode Responsabilidade
TODOS ESTES FORMULÁRIOS DEVERÃO SER ARQUIVADOS NA ESCOLA DE MERGULHO
Após o preenchimento da documentação o Diretor de Curso deverá solicitar uma fotografia em formato digital de forma a realizar o preenchimento da ficha de filiação de todos os alunos.
O registo é realizado na Área Reservada da Escola de Mergulho CMAS Portugal.
ÁREA RESERVADA E KITS DE FORMAÇÃO
Cada escola de mergulho apresenta uma área reservada onde deve, antes de iniciar um programa de formação, associar todos os instrutores da equipa de formação à sua entidade, registar todos os seus alunos, requisitar kits e manuais de formação.

KIT ONE STAR DIVER
O Kit de Formação One Star Diver é constituído por uma Pasta, um Manual CMAS One Star Diver, uma Tabela Büelhmann “86 e uma caderneta de mergulho.