Princípio do Companheiro de Mergulho

O sistema do “companheiro de mergulho” (buddy system) é a forma mais segura de mergulhar, pois só assim podemos ajudar e ser ajudados em caso de dificuldade, prevenindo complicações graves.

O “COMPANHEIRO DE MERGULHO” É UM ELEMENTO ESSENCIAL PARA A SEGURANÇA DO MERGULHADOR. REGRA DE OURO DO MERGULHO – NUNCA MERGULHAR SOZINHO
Quando mergulhamos em grandes grupos de mergulhadores, devemos-nos organizar aos pares.
O sistema de mergulho a pares (princípio do “companheiro de mergulho”) permite que os mergulhadores trabalhem em conjunto em todas as fases do mergulho:
- Preparação antes do mergulho
- Entrada na água
- Descida e atitude durante o mergulho
- Subida e Chegada à Superfície
- Saída da Água
- Reunião Final
Desta forma, conseguimos entender a importância do companheiro de mergulho e que o seu papel começa à superfície, mesmo antes do início do mergulho, na ajuda mútua na colocação do equipamento e na verificação do estado operacional de todo o material.
Na descida e durante todo o mergulho o companheiros deverão permanecer próximos um do outro, verificando regularmente a pressão do manómetro, o tempo de mergulho decorrido e os limites de profundidade, comunicando entre si de forma a prevenir qualquer situação de emergência.

DURANTE UMA IMERSÃO, SE POR QUALQUER MOTIVO OS ELEMENTOS DO PAR SE AFASTAREM E PERDEREM UM DO OUTRO, CADA UM DEVERÁ SUBIR UM POUCO RODANDO SOBRE SI MESMO (360º) TENTANDO LOCALIZAR O COMPANHEIRO. SE AO FIM DE 1 MIN NÃO O CONSEGUIREM, DEVERÃO SUBIR PARA SE ENCONTRAREM À SUPERFÍCIE
A subida deverá ser comunicada ao companheiro e ao líder de mergulho caso esteja a mergulhar por exemplo em um grupo de mergulho organizado (saída de mergulho de um centro de mergulho com guia de mergulho).
NO CASO DE SÓ UM ELEMENTO REGRESSAR À SUPERFÍCIE SOZINHO ESTE DEVERÁ DAR DE IMEDIATO O ALARME DE “PERDA DO COMPANHEIRO” PARA QUE SEJA INICIADO O PLANO DE EMERGÊNCIA ESTABELECIDO PREVIAMENTE