Lesson 1, Topic 1
In Progress

Principais Leis da Comunicação

Para que a comunicação seja bem recebida há que ter em conta determinadas situações que podem diminuir ou mesmo perverter o seu objetivo.

Essas situações estão perfeitamente identificadas dando origem às chamadas “Leis da Comunicação” que a seguir se enunciam:

LEICARACTERIZAÇÃO
LEI DO EMISSORA comunicação é tanto mais eficaz quanto mais importante for o emissor
LEI DA COERÊNCIAO emissor deve ser coerente com a mensagem a transmitir
LEI DO RECETORA comunicação é tanto mais difícil quanto maior for o número de recetores e a respetiva heterogeneidade
LEI DA REPETIÇÃOQuanto mais vezes uma mensagem for repetida, maior é a possibilidade de ser memorizada
LEI DA SIMPLIFICAÇÃOQuanto mais simples for uma mensagem, mais fácil será a sua compreensão e memorização
LEI DA DISTORÇÃOO conteúdo duma mensagem altera-se à medida que é retransmitida de uma pessoa para outra (quem conta um conto aumenta um ponto)
EFEITO ”BOOMERANG”Quando o efeito duma mensagem é exatamente o contrário daquilo que se pretende
ORDEM DAS MENSAGENSAs pessoas tendem a memorizar mais facilmente as mensagens ouvidas no início e no fim duma comunicação