Precauções na Utilização do Oxigénio
A fonte habitual de oxigénio a ser utilizado em mini-cursos e em urgências será uma garrafa de alumínio ou de aço com oxigénio medicinal a uma pressão de 150 ou 200 bar, preferencialmente com a capacidade mínima de 5 litros.
Existem algumas diferenças entre o oxigénio medicinal e o oxigénio industrial. As normas que regulam o oxigénio industrial permitem a existência de uma percentagem de impurezas e de outros gases no mesmo recipiente. O oxigénio medicinal é objeto de normas mais rigorosas.
As garrafas de oxigénio necessitam dos mesmos cuidados que as garrafas de mergulho, com algumas precauções adicionais.
- É extremamente importante nunca utilizar óleo ou gordura na garrafa ou utensílio que esteja em contacto com o oxigénio Há perigo de incêndio.
- Não devem ser armazenadas em locais com temperaturas acima dos 52oC, como pode por exemplo ocorrer na mala de um automóvel.
- Não fumar perto da fonte de oxigénio e nunca o utilizar perto de chamas.
- Quando se utiliza em lugares fechados, pouco ventilados (como na cabina de uma embarcação) a sua concentração pode aumentar facilitando o risco deincêndio.
- Devem utilizar-se reguladores e manómetros projetados especialmente para serutilizados com oxigénio. Não tente nunca adaptar um equipamento de mergulho.
- Assegure-se de que as torneiras e as junções das válvulas estejam em boas condições e de que foram construídas com materiais adequados para o uso deoxigénio.
- Quando o aparelho não é utilizado, a válvula principal deve manter-se fechada ecom o circuito purgado. As garrafas vazias devem ser cheias imediatamenteapós o seu uso.
- Devem ser tomadas precauções para que as garrafas de oxigénio nunca caiamao chão.
- As normas internacionais estabelecem que as garrafas de oxigénio precisam detestes hidrostáticos periódicos iguais aos das garrafas de mergulho (prova hidráulica). Assegure-se que a data de validade está dentro do prazo estabelecido.