Lesson 1, Topic 1
In Progress

Pesquisa Circular e Semicircular

PESQUISA CIRCULAR


A técnica de pesquisa circular consiste na utilização de uma poita com um cabo que liga à superfície, servindo de referência e de cabo de subida e descida. Ao nível da poita o mergulhador fixa um cabo do carreto de forma a conseguir realizar percursos circulares a diferentes distâncias da poita. Esta técnica é a mais comum, pois normalmente os mergulhadores dispõem de todos os equipamentos necessários para realizar buscas circulares.

Se for necessário cobrir uma grande área de pesquisa, há a necessidade de se fazer uma sobreposição entre áreas, de modo a evitar deixar áreas por pesquisar.

Será uma técnica mais eficaz se for utilizada em fundos essencialmente lisos desobstruídos e sem corrente, na medida em que algas ou pedras grandes vão originar que o cabo de arrasto se prenda, tornando a pesquisa muito difícil de realizar.

Devido ao facto de a linha de distância ter que ser continuamente mantida tensa, existe um limite para o seu comprimento entre os 15 e os 20m. O peso que fixa a linha principal deverá ter peso suficiente para impedir que o mergulhador o desloque nas suas voltas sucessivas.

Outro fator que poderá mover a poita no fundo é a utilização de uma linha muito tensa presa à boia na superfície, especialmente se houver ondulação ou corrente. Idealmente o peso da poita deverá ser de cerca de 25 kg.Os mergulhadores deverão estar equipados com um carreto e linha, que será utilizada como linha de distância ou pesquisa, e que terá mosquetões, permitindo que a ligação fácil à linha da poita (subida ou descida) e o trancar/prender da linha no carreto que está com o mergulhador.

Os cabos utilizados neste tipo de pesquisa deverão ser finos (1 a 2 mm), e de secção redonda, não deverão ser elásticos e devem oferecer muito pouca resistência ao movimento.

Os mergulhadores deverão possuir algum modo de comunicar para a superfície a sua descoberta, que poderá ser o lançamento de uma boia de patamar, ou uma boia que é lançada para a superfície apenas aquando da descoberta do objeto sobre o qual incide a pesquisa. Este último sistema tem a vantagem de reduzir o número de cabos que são necessários manipular debaixo da água evitando que eles se embaracem uns nos outros.

Todas as pesquisas de padrão circular necessitam de um modo de indicar aos mergulhadores que já foi completada uma volta em torno do cabo principal. Para isso, ma linha de fundo fixa é estendida desde a linha principal (ou linha de descida), cujo comprimento será igual ao limite da área de pesquisa (que como já foi visto, terá entre 15 a 20m).

Cada vez que os mergulhadores atingirem esta linha, saberão que é necessário aumentar o raio da circunferência da pesquisa. Alguns mergulhadores preferem marcar as distâncias na linha de fundo fixa, em vez de as marcarem na linha de distância ou pesquisa.

Um método muito popular de marcar as circunferências completas em torno do cabo principal é utilizar um marcador móvel. Este é deslocado por um dos mergulhadores cada vez que é feita uma volta completa. Se o fundo for mole, o marcador poderá ser uma estaca de metal.

Se optarmos pela utilização de um marcador móvel, é melhor utilizar um pequeno peso com um metro de linha fina a ele ligado. À outra extremidade desta linha ligar-se-á uma pequena garrafa de plástico ou boia de pesca, com ar suficiente para que esta se mantenha a linha esticada. Esta técnica tem a vantagem de poder ser utilizada sobre um fundo duro, sendo facilmente visível para além de ser facilmente transportável.

A linha estendida sobre o fundo é mais fiável, pois será facilmente vista, mesmo em condições de fraca visibilidade. O método do marcador móvel tem o inconveniente de poder não ser visto se houver fraca visibilidade ou se por qualquer razão a linha de distância ou pesquisa não for mantida esticada, e os mergulhadores atinjam o limite da circunferência com um raio menor do que aquele com que a iniciaram.

PESQUISA EM PÊNDULO OU SEMI-CIRCULAR


A pesquisa em pêndulo é uma adaptação das técnicas de pesquisa circular, e para que seja efetiva, a área coberta deverá localizar-se junto à linha de costa, como se mostra na figura. É necessário que a linha de distância ou pesquisa esteja fixa a um ponto na costa.

Os mergulhadores mantêm a linha esticada e usam a linha de costa como limite da área de pesquisa, deslocando-se segundo um padrão pendular, aumentando o raio da semicircunferência, à medida que esta é percorrida.

Existem dois modos de realizar esta tarefa:

  • A linha pode ser fixa a uma estaca ou outro objeto similar, sendo os mergulhadores responsáveis por estender mais linha à medida que atingem o fim de cada “varrimento”.

OU

  • Os mergulhadores segurarem a extremidade da linha, enquanto um outro vigia à superfície folgando o cabo no fim de cada volta. Para este último método é necessário utilizar um cabo com as distâncias marcadas.