Outras Ferramentas Importantes
O BRAINSTORMING
Num processo de elaboração de ideias importa reunir algumas condições para ter os melhores resultados
- Composição de equipa: Será a equipa suficientemente diversificada para gerar as melhores ideias de negócio?
- Imersão: Que elementos temos de ter presente antes de gerar ideias de negócio?
- Expansão: Que podemos inovar em cada bloco da tela de negócio?
- Seleção de critérios: Quais os critérios mais importantes para definir prioridades?
- Prototipagem: Como é o modelo de negócio completo para cada ideia/produto ou serviço?
Quais as regras principais para o “Brainstorming” resultar?
- Ficar focado, comece com a formulação de um problema de forma sucinta e bem formulada, normalmente em torno de uma necessidade dos nossos clientes. Não deixe a discussão afastar-se do tópico.
- Impor regras, clarifique as regras no início e imponha-as, ex: não vale fazer juízo de valores, um de cada vez, ser visual nas ideias, encorajar ideias loucas.
- Preparar, prepara o processo de brainstorming com uma experiência relacionada com o tema de forma a que os participantes sintam o problema que se vai analisar.
Pode começar por um aquecimento com a sua equipa, por exemplo:
“O Estúpido Exercício da Vaca”
Dê instruções a equipa para esboçarem 3 negócios diferentes utilizando uma vaca.
Peça para começarem por definir características da vaca (ex: produz leite, come o dia todo e muge), peça para usar essas características para criarem um modelo de negócio inovador baseado na vaca. Dê-lhes um tempo para a tarefa (três minutos).
O objetivo deste exercício é afastar os seus colaboradores/equipa das suas rotinas diárias e mostrar como podem surgir ideias deixando fluir a criatividade.
Pode então entrar na área específica do seu negócio.
Tente contar a história do seu modelo de negócio da forma mais visual possível, enchendo a sua tela de negócio com todos os contributos e discutindo-os um a um dentro da equipa.
O MAPA DA EMPATIA
Esta ferramenta é muito importante para criar os perfis dos segmentos de clientes que queremos atingir/atrair com o nosso negócio, pois ajuda-nos a ir um pouco mais longe do que as características demográficas de um determinado tipo de cliente e promove uma melhor compreensão do envolvimento, dos comportamentos das aspirações e das preocupações. Esta análise permite-nos tornar o nosso negócio mais forte, porque uma identificação ajustada do perfil permite-nos criar produtos melhores e, portanto, mais rentáveis. Explicando de outra forma, permite-nos entender o que o cliente está verdadeiramente disposto a comprar.
Como Funciona?
Primeiro faz-se uma sessão de “Brainstorm” par descobrir todos os segmentos de clientes possíveis que queremos atingir através do nosso negócio, depois escolha os segmentos mais promissores e selecione um deles para elaborar o primeiro exercício de elaboração do perfil.
Dê um nome a esse perfil e algumas características demográficas (ex: idade, sexo, rendimento, estado civil, etc…) , depois e usando como referência o quadro seguinte, tente colocar as perguntas e dar respostas as questões que ai são apresentadas.

O que é que ele ouve?
Descreva a forma como a meio envolvente influência o cliente.
- O que dizem os amigos e familiares?
- Quem é que tem influência sobre ele e como?
- Que canais de media é que são influentes?
O que ele verdadeiramente pensa e sente?
Tente esboçar aquilo que vai na cabeça do seu cliente.
- O que é verdadeiramente importante para ele (que não diz publicamente)?
- Imagine as emoções dele. O que é que o emociona?
- O que é que pode mantê-lo acordado durante a noite?
- Tente descrever os seus sonhos e aspirações?
O que é que ele diz e faz?
Imagine o que o cliente poderá dizer e como se comportará em publico.
- Qual a atitude dele?
- O que é que ele poderia estar a dizer aos outros?
- Dê particular atenção ao que o cliente pode dizer e aquilo que ele verdadeiramente pensa e sente.
O que é que ele vê?
Descreva o que o cliente vê no seu meio envolvente
- Parece-se com o quê?
- Quem o rodeia?
- Quem são os seus amigos?
- A que tipo de ofertas está exposto diariamente?
- Que problemas é que ele enfrenta?
Qual é a dor do Cliente?
- Quais são as suas maiores frustrações?
- Que obstáculos se levantam entre o cliente e o que ele quer ou necessita alcançar?
- Que riscos é que ele pode recear correr?
O que é que o cliente ganha?
- O que é que ele verdadeiramente quer ou necessita de alcançar?
- Como é que ele mede o sucesso?
- Pense em algumas estratégias que ele pode utilizar para alcançar os seus objetivos.
AVALIAÇÃO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO – ANÁLISE SWOT
Pode aplicar esta ferramenta de forma enquadrada com a sua tela de negócio.
Ou seja, pode realizar uma avaliação utilizando uma matriz de SWOT ajustada ao seu modelo de negócio já definido e em funcionamento, realizando uma matriz de SWOT por cada área da sua tela de negócio, e de acordo com a matriz que se segue.
S = STRENGHTS = PONTOS FORTES
W = WEAKENESS = PONTOS FRACOS
O = OPPORTUNITIES = OPORTUNIDADES
T = THREATS = AMEAÇAS
Esta avaliação poderá ainda ser realizada em separado por cada segmento de clientes identificados para o seu negócio, pois os mesmos fatores podem ter importâncias diferentes de acordo com o segmento de clientes.

ANEXOS DO MÓDULO
Em complemento no manual do instrutor apresentamos alguns exemplos de fichas de registo para que possa ir realizando uma avaliação do seu negócio.