Lesson 1, Topic 1
In Progress

Outras Ferramentas Importantes

O BRAINSTORMING


Num processo de elaboração de ideias importa reunir algumas condições para ter os melhores resultados

  1. Composição de equipa: Será a equipa suficientemente diversificada para gerar as melhores ideias de negócio?
  2. Imersão: Que elementos temos de ter presente antes de gerar ideias de negócio?
  3. Expansão: Que podemos inovar em cada bloco da tela de negócio?
  4. Seleção de critérios: Quais os critérios mais importantes para definir prioridades?
  5. Prototipagem: Como é o modelo de negócio completo para cada ideia/produto ou serviço?
Quais as regras principais para o “Brainstorming” resultar?
  1. Ficar focado, comece com a formulação de um problema de forma sucinta e bem formulada, normalmente em torno de uma necessidade dos nossos clientes. Não deixe a discussão afastar-se do tópico.
  2. Impor regras, clarifique as regras no início e imponha-as, ex: não vale fazer juízo de valores, um de cada vez, ser visual nas ideias, encorajar ideias loucas.
  3. Preparar, prepara o processo de brainstorming com uma experiência relacionada com o tema de forma a que os participantes sintam o problema que se vai analisar.

Pode começar por um aquecimento com a sua equipa, por exemplo:

“O Estúpido Exercício da Vaca”

Dê instruções a equipa para esboçarem 3 negócios diferentes utilizando uma vaca.

Peça para começarem por definir características da vaca (ex: produz leite, come o dia todo e muge), peça para usar essas características para criarem um modelo de negócio inovador baseado na vaca. Dê-lhes um tempo para a tarefa (três minutos).

O objetivo deste exercício é afastar os seus colaboradores/equipa das suas rotinas diárias e mostrar como podem surgir ideias deixando fluir a criatividade.

Pode então entrar na área específica do seu negócio.

Tente contar a história do seu modelo de negócio da forma mais visual possível, enchendo a sua tela de negócio com todos os contributos e discutindo-os um a um dentro da equipa.

O MAPA DA EMPATIA


Esta ferramenta é muito importante para criar os perfis dos segmentos de clientes que queremos atingir/atrair com o nosso negócio, pois ajuda-nos a ir um pouco mais longe do que as características demográficas de um determinado tipo de cliente e promove uma melhor compreensão do envolvimento, dos comportamentos das aspirações e das preocupações. Esta análise permite-nos tornar o nosso negócio mais forte, porque uma identificação ajustada do perfil permite-nos criar produtos melhores e, portanto, mais rentáveis. Explicando de outra forma, permite-nos entender o que o cliente está verdadeiramente disposto a comprar.

Como Funciona?

Primeiro faz-se uma sessão de “Brainstorm” par descobrir todos os segmentos de clientes possíveis que queremos atingir através do nosso negócio, depois escolha os segmentos mais promissores e selecione um deles para elaborar o primeiro exercício de elaboração do perfil.

Dê um nome a esse perfil e algumas características demográficas (ex: idade, sexo, rendimento, estado civil, etc…) , depois e usando como referência o quadro seguinte, tente colocar as perguntas e dar respostas as questões que ai são apresentadas.

O que é que ele ouve?

Descreva a forma como a meio envolvente influência o cliente.

  • O que dizem os amigos e familiares?
  • Quem é que tem influência sobre ele e como?
  • Que canais de media é que são influentes?
O que ele verdadeiramente pensa e sente?

Tente esboçar aquilo que vai na cabeça do seu cliente.

  • O que é verdadeiramente importante para ele (que não diz publicamente)?
  • Imagine as emoções dele. O que é que o emociona?
  • O que é que pode mantê-lo acordado durante a noite?
  • Tente descrever os seus sonhos e aspirações?
O que é que ele diz e faz?

Imagine o que o cliente poderá dizer e como se comportará em publico.

  • Qual a atitude dele?
  • O que é que ele poderia estar a dizer aos outros?
  • Dê particular atenção ao que o cliente pode dizer e aquilo que ele verdadeiramente pensa e sente.
O que é que ele vê?

Descreva o que o cliente vê no seu meio envolvente

  • Parece-se com o quê?
  • Quem o rodeia?
  • Quem são os seus amigos?
  • A que tipo de ofertas está exposto diariamente?
  • Que problemas é que ele enfrenta?
Qual é a dor do Cliente?
  • Quais são as suas maiores frustrações?
  • Que obstáculos se levantam entre o cliente e o que ele quer ou necessita alcançar?
  • Que riscos é que ele pode recear correr?
O que é que o cliente ganha?
  • O que é que ele verdadeiramente quer ou necessita de alcançar?
  • Como é que ele mede o sucesso?
  • Pense em algumas estratégias que ele pode utilizar para alcançar os seus objetivos.

AVALIAÇÃO DO SEU MODELO DE NEGÓCIO – ANÁLISE SWOT


Pode aplicar esta ferramenta de forma enquadrada com a sua tela de negócio.

Ou seja, pode realizar uma avaliação utilizando uma matriz de SWOT ajustada ao seu modelo de negócio já definido e em funcionamento, realizando uma matriz de SWOT por cada área da sua tela de negócio, e de acordo com a matriz que se segue. 

S = STRENGHTS = PONTOS FORTES

W = WEAKENESS = PONTOS FRACOS

O = OPPORTUNITIES = OPORTUNIDADES

T = THREATS = AMEAÇAS

Esta avaliação poderá ainda ser realizada em separado por cada segmento de clientes identificados para o seu negócio, pois os mesmos fatores podem ter importâncias diferentes de acordo com o segmento de clientes.

ANEXOS DO MÓDULO


Em complemento no manual do instrutor apresentamos alguns exemplos de fichas de registo para que possa ir realizando uma avaliação do seu negócio.