Lesson 1, Topic 1
In Progress

Os Recursos Técnico-Pedagógicos

Os cursos CMAS têm em conta não só a experiência dos seus instrutores representantes nos Comités Técnicos Internacionais, mas também a cooperação da CMAS com várias instituições científicas que permitem ajustar os conteúdos técnicos e metodologias de ensino de forma regular. As metodologias técnico – pedagógicas do sistema de formação da CMAS estão centradas no equilíbrio entre os conteúdos teóricos e práticos, privilegiando sempre a carga programática prática.

Para cada Programa de Formação CMAS é também criado um sistema integrado de formação constituído por ferramentas de ensino dos alunos, sendo elas:

O STANDARD E PROGRAMA


O standard em conjunto com o programa da formação servem de orientação por definirem não só os conteúdos, mas também a organização que devem ser seguidos durante todo o programa de formação.

A PLATAFORMA DE ENSINO À DISTÂNCIA E VÍDEOS DE DEMONSTRAÇÃO


A plataforma de ensino à distância e os vídeos de demonstração são uma ferramenta que permite ao aluno entender os pontos chave dos módulos de formação, permitindo que o ensino apresente maiores níveis de sucesso.

O MANUAL DO ALUNO


O manual do aluno fornece um aprofundamento teórico sobre todos os módulos de formação, com explicações dos fundamentos, contribuindo para reforçar os ensinamentos abordados na plataforma de ensino à distância.

AS QUESTÕES DE RESUMO


As questões de resumo de cada unidade de formação, permitem o aluno realizar uma autoavaliação dos conhecimentos adquiridos, permitindo um melhor controlo da formação por parte do aluno e do instrutor.

O ACOMPANHAMENTO E REGISTO DA FORMAÇÃO INDIVIDUAL DO ALUNO


Este acompanhamento é a ferramenta que permite avaliar o progresso do aluno durante todo o programa de formação. Estes registos deverão permanecer na Escola de Mergulho e são deverão ser consultados regularmente pelo aluno e instrutor.

A CADERNETA DE MERGULHO


A caderneta de mergulho através do registo de todas as sessões práticas permite o registo permanente do treino e experiência do aluno.

O MANUAL DO INSTRUTOR E MATERIAIS DIDÁTICOS


O manual do instrutor e os materiais didáticos são ferramentas que apresentam os referenciais de formação, com os objetivos, os critérios operacionais, a ordem pedagógica e o controlo de quantitativo e qualitativo das competências e habilidades dos alunos ao longo do programa de formação.

AS APRESENTAÇÕES DOS MÓDULOS TEÓRICOS


Fornecem uma referência visual para os alunos nas sessões presenciais e orientam o instrutor na organização pedagógica dos conteúdos do módulo de formação.