Lesson 1, Topic 1
In Progress

O Treino do Rescue Diver

PREPARAÇÃO DA CONDIÇÃO FÍSICA

A preparação da condição física do Rescue Diver deve seguir as recomendações básicas mundiais da American College of Sports Medicine (ACSM). Estas recomendação são definidas como a prática regular de um adulto normal de forma a manter as suas capacidades psicomotoras ao longo da sua vida. O planeamento da atividade física semanal deverá ser realizado por um profissional da área das ciências do desporto devidamente habilitado para prescrição de exercício física e de acordo com 4 categorias de exercícios distintos:

  1. Exercícios Cardio Respiratórios
  2. Exercícios Resistidos
  3. Exercícios de Flexbilidade
  4. Exercícios Neuro Musculares

1. Exercícios Cardio Respiratórios

  • Pelo menos 150 minutos de exercício de internsidade moderada por semana. 30 a 60 minutos de exercício de internsidade moderada (5 dias por semana) ou 20 a 60 minutos de exercicio de intensidade vigorosa (3 dias por semana).
  • Uma sessão contínua e várias sessões mais curtas (de pelo menos 10 minutos) também são aceitáveis para a acumulação da quantidade desejada de exercício diário.
  • Recomenda-se uma progressão gradual do tempo de exercício, frequência e intensidade para uma melhor adaptação e menor risco de lesão.

2. Exercícios Resistidos (com pesos)

  • Os adultos devem treinar cada grupo muscular principal, dois ou três dias por semana usando uma variedade de exercícios e equipamentos.
  • Exercícios com menores intensidades são os mais indicados para pessoas idosas e adultos que estejam sedentários ou a iniciar alguma atividade.
  • Entre duas a quatro séries de cada exercício ajudará os adultos a melhorar a força e a potência.
  • Para cada exercício, realizar entre 8 a 12 repetições para melhoria da força e da potência.
  • Entre 10 a 15 repetições melhoram a força em pessoas de meia idade.
  • Entre 15 a 20 repetições melhoram a resistência muscular para pessoas que estão a iniciar a atividade física.
  • Adultos devem esperar pelo menos 48 horas entre as sessões de treino de força para recuperar para uma nova sessão de treino.

3. Exercícios de Flexibilidade

  • Os adultos devem realizar exercícios de flexibilidade pelo menos dois ou três dias por semana para melhorar a amplitude de movimento.
  • Cada exercício deve ser mantido entre 10 a 30 segundos até um ponto de ligeiro desconforto.
  • Repita cada exercício duas a quatro vezes, até um total de 60 segundos aproximadamente por grupo muscular alongado.
  • Alongamentos estático, dinâmico ou balístico são todos eficazes.
  • O exercício de flexibilidade é mais eficaz após a realização de um exercício de aquecimento prévio. Faça uma atividade aeróbica leve ou um banho quente para aquecer antes do alongamento.

4. Exercícios Neuro Musculares

  • Os exercícios neuro musculares são recomendados pelos menos dois ou três dias por semana.
  • Os exercícios devem envolver habilidades motoras, treino de exercícios propriocetivos e atividades multifacetadas para melhorar a função motora.
  • Recomenda-se 20 a 30 minutos por dia para a prática do exercício neuro muscular.

TREINO DE RESGATE E SALVAMENTO

O treino das técnicas de SUPORTE BÁSICO DE VIDA, ADMINISTRAÇÃO DE O2 e de SALVAMENTO, deve ser uma preocupação dominante do Rescue Diver pois são práticas que se perdem com o tempo de inatividade daí a necessidade da formação contínua para cada um deles. Aconselha-se vivamente o Rescue Diver a treinar situações de emergência em determinados locais permitindo assim visualizar mentalmente as ações a tomar, podendo desta forma atingir uma grande rapidez de intervenção graças à técnica de repetição mental utilizada.

PODEMOS RESUMIR QUE A PERFORMANCE DO RESGATE E SALVAMENTO DEPENDE DA FORMA FÍSICA, DO TREINO DAS SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA E DOS CONHECIMENTOS DO RESCUE DIVER


HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS

Associado à preparação da condição física e treino de resgate e salvamento do Rescue Diver existem hábitos de vida saudáveis que apresentam uma relação direta com os níveis de performance e eficácia de execução dos procedimentos técnicos.

Ingestão de Bebidas Alcoólicas

O Álcool, deve estar ausente do Rescue Diver pois vai reduzir a sua capacidade mental ficando assim a possibilidade para avaliar as situações de emergência bastante reduzida. As noitadas bem regadas devem ser evitadas ou o mergulho a realizar na manhã seguinte deve ser cancelado.

Medicamentos

O uso de Medicamentos deve ser analisado com muito cuidado pois há medicamentos que inibem algumas faculdades que podem comprometer seriamente a atuação do Rescue Diver face a uma emergência.

Fumar

O Fumar parece que dispensa comentários pois todos sabem que a inalação do fumo leva aos pulmões substâncias cujo efeito pernicioso é sobejamente conhecido, tais como o monóxido de carbono, a nicotina e o alcatrão. Estas últimas interferem com a eliminação natural das secreções do aparelho respiratório. Em consequência, essas substâncias provocam a irritação das paredes aumentando a produção de muco, há uma tendência para o bloqueio das vias respiratórias mais estreitas o que impede a livre circulação do ar, aumentando assim o risco do aeroembolismo.

SABE-SE QUE A SOBREPRESSÃO PULMONAR E AEROEMBOLISMO É MAIS COMUM NOS FUMADORES QUE NOS NÃO FUMADORES

Para além destes fatores temos a inalação do monóxido de carbono. O monóxido de carbono com a sua grande afinidade para a hemoglobina do sangue vai reduzir a capacidade de transporte de oxigénio aos tecidos. Fumar à volta de 15 cigarros por dia significa que 5% da hemoglobina fica incapaz de transportar oxigénio, subindo este valor para 10%, se o número de cigarros passar para os 25-30 por dia. Isto significa que um grande fumador vê nitidamente reduzidas as suas capacidades físicas, para além dos danos que sofre no aparelho respiratório, especialmente ao nível pulmonar.

HAVENDO UMA REDUÇÃO NO TRANSPORTE DO OXIGÉNIO AOS TECIDOS AUMENTA O PERIGO DE HIPÓXIA DOS MESMOS

Quanto ao efeito da nicotina sobre os vasos sanguíneos especialmente as artérias coronárias vai afetar a irrigação do músculo cardíaco que adicionado à redução no transporte de oxigénio pode conduzir a situações de alto risco durante o mergulho. Este panorama é suficiente para justificar que uma das preocupações do bom Rescue Diver será pôr de lado o tabaco se quiser manter a sua melhor forma física para não ser ele a colapsar no desempenho das suas funções.

ALIMENTAÇÃO

Também as Refeições Pesadas deverão ser evitadas antes do mergulho devido à alteração do ritmo circulatório aliada à diminuição do volume de sangue através de todo o organismo, pelo mesmo ser desviado para os órgãos do aparelho digestivo, o que pode provocar potenciais situações de risco.