O Sistema de Formação CMAS
O sistema de Certificação Internacional de Mergulho da CMAS existe de modo a permitir aos mergulhadores que são treinados de acordo com os padrões internacionais de formação da CMAS terem as suas certificações reconhecidas em todo o mundo.
A CMAS É UMA ORGANIZAÇÃO ASSOCIATIVA SEM FINS LUCRATIVOS QUE EM CADA PAÍS SE FAZ REPRESENTAR POR UMA ORGANIZAÇÃO NACIONAL
Em Portugal a CMAS é representada por uma estrutura técnica denominada de “CMAS Portugal” e está organizada com membros de três Comités Técnicos:
- Comité Técnico do Mergulho Recreativo e Técnico
- Comité Técnico do Mergulho Científico
- Comité Técnico do Mergulho em Apneia
A Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas (FPAS) é a instituição nacional que nomeia os membros eleitos dos três (3) Comités Técnicos da CMAS Portugal para a representação Portuguesa na CMAS internacional.
O comité técnico do Mergulho Recreativo da CMAS Portugal é constituído por um coletivo de instrutores CMAS Three Star, até um número máximo de cinco (5) membros eleitos e coordenados por um secretário geral. Cada comité apresenta ainda um colégio de instrutores constituído por todos os instrutores de mergulho One Star, Two Star e Three Star.
SISTEMA DE FORMAÇÃO INTERNACIONAL
O sistema de formação da CMAS tem por princípio de que em qualquer lugar do mundo, um mergulhador que receba instrução e treino segundo os padrões internacionais de formação da CMAS, está apto a visitar outros lugares e ser aceite como um mergulhador com a competência e experiência indicada na certificação CMAS que possuir. A Certificação Internacional de Mergulho CMAS comprova que o seu detentor recebeu o nível de treino correspondente à sua certificação.
Este princípio é aplicado em todos os níveis de treino e certificação, desde o mergulhador de uma estrela (CMAS One Star Diver) a instrutores de instrutores (CMAS Three Star Instructor).
Os documentos técnicos orientadores são denominados de “Standards”. Para cada curso de formação existem dois documentos denominados de “standard” e de “programa” que podem ser consultados no website da CMAS Internacional (www.cmas.org) e no website da CMAS Portugal (www.cmasportugal.pt).
ADAPTAÇÃO DOS STANDARDS DE FORMAÇÃO INTERNACIONAIS
Estes standards de formação são requisitos e orientações mínimas para a realização dos programas de treino para obtenção das várias certificações de mergulho. No entanto, o sistema de certificação CMAS permite que os comités técnicos de cada nação possam adaptar os standards e programas de acordo com a legislação em vigor em cada país, especificidades geográficas, entre outros parâmetros.
Desta forma o Sistema de Formação Internacional CMAS permite que:
- Os standards dos cursos sejam adaptados à realidade Portuguesa.
- O instrutor possa criar para cada mergulhador uma carreira e treino individualizado de acordo com as necessidades e exigências pessoais.
- Uma escola de mergulho CMAS possa desenvolver um modelo de ensino e treino adicional de mergulho, barato, intensivo e de duração adaptável, que satisfaça as exigências do mergulhador.
- Os custos associados aos conteúdos pedagógicos de suporte à formação sejam reduzidos, sendo atrativo do ponto de vista comercial.
- Cada país apresente padrões de segurança adaptados à sua realidade, através da supervisão dos seus instrutores qualificados.
- Se desenvolva um modelo de clube, com treinos regulares dos mergulhadores associados à escola, de forma a obterem as suas certificações de mergulho através de um formato de formação e treino contínuo.
CERTIFICAÇÕES DE MERGULHO CMAS
As certificações da CMAS dividem-se em três áreas distintas, sendo que em Portugal são coordenadas pelos respetivos Comités Técnicos:
- Mergulho Recreativo e Técnico
- Mergulho Científico
- Mergulho em Apneia
Cada área está organizada em três subcategorias em função do nível de certificação e a quem se destina:
NÍVEL DE CERTIFICAÇÃO | A QUEM SE DESTINA |
---|---|
Cursos de Praticantes | Mergulhador / Praticante |
Cursos de Especialidades | Mergulhadores com certificações One, Two ou Three Star |
Instrutores e Instrutores de Instrutores | Instrutores |
1. CURSOS DE PRATICANTES
Cursos destinados a mergulhadores integrados na carreira de praticante:
- One Star Diver
- Two Star Diver
- Three Star Diver
2. CURSOS DE ESPECIALIDADES
Cursos de área de especialização destinados a mergulhadores. Podemos organizar as especialidades em 3 categorias:
- Especialidades de carreira (obrigatórias para progressão de carreira).
- Especialidades isoladas (apenas com um nível)
- Especialidades que apresentam vários níveis de carreira.
3. CURSOS DE INSTRUTORES E FORMADOR DE INSTRUTORES
Cursos de formação de instrutores destinados a formar profissionais de mergulho habilitados a ministrar cursos a mergulhadores.



