Lesson 1, Topic 1
In Progress

O Processo de Inscrição

Em todos os cursos os processos administrativos são da responsabilidade do Diretor Técnico da Escola de Mergulho. A escola de mergulho é responsável por realizar e manter todos os registos dos seus alunos e dos respetivos cursos lecionados.

O diretor de curso antes do início de um curso deverá assegurar que existem condições no que diz respeito:

INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E MATERIAIS

Local onde será lecionada as componentes de formação, equipamentos necessários como por exemplo embarcações e definição que equipamento a escola ou os alunos necessitam possuir para a formação. Deverá ainda verificar e organizar todos os conteúdos programáticos e pedagógicos para planear e lecionar a formação.

DISPONIBILIDADE DA EQUIPA DE FORMAÇÃO

Deverá definir a necessidade de membros para lecionar as componentes de formação do curso, definir funções e áreas de responsabilidade dos vários membros da equipa de formação e planificar um mapa para a equipa de formação.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS E DE SEGURANÇA

Todas as componentes de formação, sejam teóricas, práticas em águas confinadas ou abertas deverão apresentar sempre uma verificação das condições ambientais (ex. instalações ou estado do mar) e de segurança (ex. saídas de emergência, plano de socorro, planeamento da saída de mergulho).

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Os processos administrativos dividem-se ao nível da filiação da Escola de Mergulho e dos seus instrutores na CMAS Portugal e ao nível do processo de filiação e inscrição dos alunos que frequentam o programa de formação.

A Escola de Mergulho deverá apresentar a sua filiação ativa. Os instrutores da equipa de formação deverão apresentar o seu “teaching status” ativo.

Para além das questões administrativas entre a Escola de Mergulho e a CMAS Portugal, existem ainda as questões legais associadas ao registo da mesma no IPDJ, IP e ainda na existência de todos os seguros necessários para a realização da atividade. É ainda necessário conhecer todo o procedimento de comunicação da atividade de formação que irá realizar às autoridades com responsabilidade no local onde irá realizar as sessões práticas (AMN, GNR, ICNF, etc).

O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA CURSOS DE INSTRUTORES

O diretor de curso deverá solicitar a todos os candidatos o preenchimentos dos seguintes formulários:

  1. Formulário de Comunicação do Curso de Instrutores
  2. Formulário de Registo Curso One Star Instructor
  3. Termo de Entendimento Curso de Instrutores
  4. Questionário Médico

TODOS ESTES FORMULÁRIOS DEVERÃO SER ARQUIVADOS NA ESCOLA DE MERGULHO

ÁREA RESERVADA E KITS DE FORMAÇÃO

Cada escola de mergulho apresenta uma área reservada onde deve, antes de iniciar um programa de formação, associar todos os instrutores da equipa de formação à sua entidade, registar todos os candidatos, requisitar kits e manuais de formação.

A pasta do instrutor CMAS Two Star Diver é constituida por:

  • Manual do Instrutor Impresso
  • Placa pedagógica de grupo
  • Placas sessões individuais One Star Diver
  • Formulário de Saída de Mergulho
  • Formulário de Briefing de Mergulho
  • Tabela de mergulho