O Processo de Aprendizagem
O processo de aprendizagem está sustentado em diferentes teorias e métodos de ensino aprendizagem, sendo um processo complexo e dependente de fatores ambientais e da própria natureza dos estímulos sensoriais, como cada pessoa recebe (sente) e descodifica (interpreta) essa informação com base nas suas memórias e conhecimento assimilado anteriormente.
É por esta razão importante entendermos a relação do processo de aprendizagem com a organização da metodologia de ensino adotada pelo sistema de formação da CMAS. A metodologia de ensino está organizada em seis (6) fases:
1. A FASE DA MOTIVAÇÃO
O aluno começa com uma disposição para saber mais sobre um assunto. Este estado é chamado de motivação. A motivação é um fator chave para o sucesso do processo de aprendizagem. Cada aluno apresenta diferentes motivos de motivação para frequentar o curso, ter motivação pessoal ajuda os alunos e o instrutor deverá ter sempre estas motivações em mente.
2. A FASE DA INSTRUÇÃO
É a fase do processo de aprendizagem em que os alunos recebem os conteúdos da formação. As metodologias utilizadas têm um efeito direto sobre o sucesso da aprendizagem, no entanto nesta fase devemos ter presente a:
- Repetição dos conteúdos
- Associação dos conteúdos de informação com experiências previas do aluno
- Estimulação sensorial combinada utilizando a visão, a audição, o tato e o olfato
VER
- Os alunos observam fotografias, esquemas e representações gráficas na plataforma e-learning e manual
- Os alunos assistem as demonstrações vídeo
- Os alunos assistem as demonstrações do instrutor
OUVIR
- Os alunos ouvem as explicações na plataforma e-learning
- Os alunos ouvem as explicações do instrutor sobre a teoria e técnicas de mergulho
FAZER
- Os alunos respondem a questões da plataforma e-learning e manual
- Os alunos realizam as práticas em águas confinadas
- Os alunos repetem as técnicas aprendidas em águas confinadas
3. A FASE DE PROCESSAMENTO DAS INFORMAÇÕES
Esta fase centra-se na assimilação da informação ensinada durante os vários momentos de formação. Apesar de sermos um ser complexo e com muitas diferenças na forma como processamos a informação, há certos princípios que podem ser assumidos como comuns.
Assumimos que a maioria das pessoas processa a informação:
- Visualmente
- Em ordem sequencial
- Em listas curtas e simples
- Quando existe uma clara necessidade e motivação de aprendes
- Quando os alunos colocam logo em prática as informações recebidas na teoria
- Quando os instrutores utilizam e seguem um programa de ensino
4. A FASE DA RETENÇÃO
A retenção é o processo de memorização da informação após o processo de ensino. O processo de ensino aprendizagem é a relação entre a informação rececionada pelos nossos sentidos com o processamento cognitivo. Em teoria, quando mais estímulos sensoriais o aluno receber, maior será o sucesso do processo de retenção.
Podemos dizer que memorizamos:
- 10% do que lemos
- 20% do que ouvimos
- 30% do que observamos
- 50% do que vemos e ouvimos
- 70% do que dizemos quando conversamos
- 90% do que dizemos quando fazemos
5. A FASE DA REALIZAÇÃO
Durante esta fase da realização, o aluno põe em prática os seus conhecimentos. O objetivo principal é transferir as técnicas repetidas corretamente ao longo do programa de formação, de forma a que esses comportamentos técnicos se tornem padrões assimilados.
6. A FASE DA AVALIAÇÃO
A avaliação continua ao longo do programa de formação é essencial para o aluno e instrutor. O sistema de avaliação permite avaliar os conhecimentos e competências técnicas dos alunos quantitativamente e qualitativamente, através dos questionários no final de cada módulo de formação, das checklist comportamentais em cada sessão prática, e da avaliação final realizada.