Lesson 1, Topic 1
In Progress

O Planeamento de uma Sessão Teórica

Para que o instrutor consiga planear a sessão teórica com sucesso deverá ter sempre em atenção aos princípios já desenvolvidos no Módulo anterior, organizando as suas tarefas em função dos domínios organizacional, pedagógico e técnico-científico.

Nesta fase de preparação de uma sessão teórica é fundamental obter respostas para uma série de questões, do que resulta, muitas vezes, uma boa motivação:

  • Quem é o responsável pela ação?
  • Quais são os objetivos da sessão?
  • Quais são as expectativas dos participantes?
  • Quais os conteúdos que irão ser desenvolvidos?
  • Que métodos serão utilizados?
  • Qual o horário e local em que a ação se vai desenrolar?
  • Como será realizada a avaliação?

Todos estes aspetos têm que estar pensados e planificados para poderem ser apresentados com a máxima clareza e coerência a equipa de instrutores e aos alunos em formação.

Com a resposta a estas questões o instrutor irá estar em condições para planificar a sua sessão teórica, devendo para isso:

  1. Definir os objetivos
  2. Definir os conteúdos de acordo com o tempo disponível
  3. Identificar os recursos humanos e materiais necessários
  4. Definir os critérios de avaliação
  5. Criar os instrumentos de avaliação de acordo com os critérios definidos