O Planeamento de uma Sessão Teórica
Para que o instrutor consiga planear a sessão teórica com sucesso deverá ter sempre em atenção aos princípios já desenvolvidos no Módulo anterior, organizando as suas tarefas em função dos domínios organizacional, pedagógico e técnico-científico.
Nesta fase de preparação de uma sessão teórica é fundamental obter respostas para uma série de questões, do que resulta, muitas vezes, uma boa motivação:
- Quem é o responsável pela ação?
- Quais são os objetivos da sessão?
- Quais são as expectativas dos participantes?
- Quais os conteúdos que irão ser desenvolvidos?
- Que métodos serão utilizados?
- Qual o horário e local em que a ação se vai desenrolar?
- Como será realizada a avaliação?
Todos estes aspetos têm que estar pensados e planificados para poderem ser apresentados com a máxima clareza e coerência a equipa de instrutores e aos alunos em formação.
Com a resposta a estas questões o instrutor irá estar em condições para planificar a sua sessão teórica, devendo para isso:
- Definir os objetivos
- Definir os conteúdos de acordo com o tempo disponível
- Identificar os recursos humanos e materiais necessários
- Definir os critérios de avaliação
- Criar os instrumentos de avaliação de acordo com os critérios definidos