O Instrutor no Processo de Ensino Aprendizagem
A um instrutor são exigidos altos níveis de desempenho prático e de conhecimento dos conteúdos que irá lecionar, acompanhados de uma grande facilidade de comunicação e de demonstração de todos os procedimentos técnicos do mergulho, assim como uma capacidade de planear, preparar, conduzir e supervisionar os seus alunos durante a formação.
Ensinar é um processo sistemático de transmissão de informação do instrutor para os alunos. É este processo de comunicação entre o instrutor e o aluno que devemos focar o nosso estudo, o planeamento da formação, a preparação prévia da sessão e os métodos ensino-aprendizagem que podemos utilizar como instrutores.
Durante uma formação, o instrutor irá encontrar grupos heterogéneos de alunos que o irá desafiar permanentemente, obrigando a uma constante adaptação de estratégias durante o processo de ensino-aprendizagem.
O instrutor terá que encontrar uma forma clara, acessível e concisa de transmissão do conhecimento. A transmissão deste conhecimento irá obrigar o instrutor a recorrer à sua sensibilidade e capacidade de reconhecer as dificuldades dos seus alunos para encontrar a melhor estratégia, utilizando sempre o “reforço positivo” como forma de motivar, dar segurança e responsabilidade aos seus alunos.
É sobre estes conceitos gerais que podemos definir três domínios que o instrutor deverá dominar.
DOMÍNIO ORGANIZACIONAL
No domínio organizacional, é necessário mobilizar uma série de recursos, humanos, financeiros, instalações, materiais e equipamentos, sem os quais o curso não se realizará.
DOMÍNIO PEDAGÓGICO
No domínio pedagógico, é necessário planear os objetivos da formação e preparar as sessões a lecionar, as metodologias de ensino, os métodos de avaliação, que irão permitir o instrutor cumprir todos os objetivos do curso a que se propôs.
A comunicação está inteiramente ligada aos métodos de ensino-aprendizagem, sendo uma habilidade que o instrutor deverá dominar de forma consciente todas as formas de transmissão de conhecimentos.
É através da comunicação, das características individuais dos alunos e da definição dos objetivos planeados para uma sessão que o instrutor irá escolher os melhores métodos de ensino aprendizagem.
As escolhas dos métodos de avaliação deverão estar ajustadas de acordo com os conteúdos que fizeram parte do curso. Para cada curso existe um conjunto de testes que deverão ser aplicados.
DOMÍNIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
No domínio técnico-científico, há que proceder a uma seleção das fontes de conhecimento, observando a origem das publicações, os autores, de forma a que se apresentem sempre conteúdos de formação atualizados e validados cientificamente.