O Fecho
É um dos principais elementos do fato seco e, juntamente com o colar e os punhos, formam o sistema de vedação do fato seco.
Devem ser elementos robustos e resistentes. Atualmente são fabricados em duas qualidades muito diferentes, materiais metálicos ou sintéticos. Os metálicos são mais resistentes e recomendáveis no momento, embora o seu preço seja mais elevado.
O fecho nos fatos secos pode ser colocado de várias maneiras, dependendo do modelo, sendo as mais comuns as seguintes:
- Nas costas
- Frontais de ombro a ombro
- Frontais em diagonal do ombro à cintura
NAS COSTAS
Este é o sistema mais utilizado tanto para fatos secos como semi-secos. O fecho está localizado nas costas entre os dois ombros, o que o torna praticamente livre de torção. Uma variante é o sistema de cotovelo a cotovelo, tornando a mobilidade mais difícil devido ao fecho de correr sofrer uma maior torção à altura do ombro, o que pode encurtar consideravelmente a sua vida útil. Neste sistema precisa-se de ajuda para o fechar e abrir devidamente o fecho.

FRONTAL DE OMBRO A OMBRO
Normalmente começa no ombro e termina no outro ombro, realizando um percurso semicircular. É um sistema confortável para vestir e pode ser fechado pelo próprio mergulhador. O comprimento do fecho e o facto de estar na zona dos ombros, faz com que fique por debaixo das alças do colete ou do arnês.

FRONTAL EM DIAGONAL DO OMBRO À CINTURA
É normalmente disposto do ombro para a anca. É um sistema confortável que cada vez mais é adotado pelos fabricantes de fatos secos de tela/trilaminados. São fáceis de vestir e podem ser fechados pelo mergulhador sem necessitar de ajuda.
