Lesson 1, Topic 1
In Progress

O Ar que Respiramos

Todos nós aprendemos com a experiência obtida após a qualificação de mergulhador CMAS One Star Diver que um dos fatores mais importantes na duração de um mergulho é a quantidade de ar que transportamos. Quantos já não se queixaram que tiveram que vir para cima mais cedo do que os seus companheiros pois não tinham a garrafa cheia?

Do que poucos se lembraram, porém, que outros fatores não menos importantes condicionam a duração do mergulho, entre os quais sobressai, naturalmente, o consumo de ar do mergulhador.

Ainda que estes dois fatores sejam bastante variáveis, podemos adotar valores que nos possibilitem efetuar, com alguma aproximação, alguns cálculos sobre a quantidade de ar consumido e do ar que ainda resta.

O CONSUMO DE AR


O volume de ar que respiramos por minuto está relacionado com vários fatores:

  1. O volume dos pulmões
  2. O esforço que exercemos
  3. A temperatura da água
  4. A profundidade a que evoluímos

Podemos assim afirmar que, no lado mais baixo da escala de consumo, teremos um mergulhador do sexo feminino, mergulhando descansadamente, a baixa profundidade e em águas quentes. Ao contrário, um mergulhador do sexo masculino, de elevada compleição física, deslocando-se rapidamente, a grande profundidade, mal preparado fisicamente e em estado de pânico, situa-se no extremo oposto.

O ser humano, à superfície e em descanso, consome cerca de seis litros de ar por minuto. Ao levantar-se e movimentar-se ligeiramente, o seu consumo duplica e, se o movimento for mais rápido, facilmente o seu consumo volta a duplicar.

NORMALMENTE, NOS CÁLCULOS DE MERGULHO, ADOTA-SE O VALOR DE 25 LITROS/MINUTO PARA O CONSUMO MÉDIO DE AR À SUPERFÍCIE

Vamos agora considerar a profundidade no cálculo do consumo de ar. Ao variar a pressão rapidamente com a profundidade (por cada 10m varia um bar), o nosso consumo de ar aumenta rapidamente quando descemos.

à superfíciea -10ma -20ma -30ma -40m
20406080100
255075100125
306090120150
Consumo em litros/minuto, consoante a profundidade

Portanto, considerando como consumo médio de um mergulhador à superfície os 25 l/min, se estivermos a mergulhar a 25m de profundidade, onde a pressão absoluta é 3,5bar, a nossa necessidade de ar por minuto será de:

25 l/min x 3,5 = 87,5 l/min

Desta forma, se estivermos a planear fazer um mergulho com a duração de 25 minutos, podemos determinar que a quantidade ar que iremos consumir nesse mergulho será:

87, 5 l/min x 25min = 2187,5l