Lesson 1,
Topic 1
In Progress
Normas de Segurança
Todas as regras gerais para o mergulho recreativo são aplicáveis, bem como as específicas para a utilização de fatos secos, que podem ser resumidas nos pontos seguintes:
- Explique ao seu companheiro de mergulho como funciona o seu fato seco com especial ênfase na utilização das válvulas de insuflação e de purga manuais ou automáticas.
- Quando mergulhar com fato seco tenha sempre um colete hidrostático, devido aos problemas de flutuabilidade que podem ocorrer no caso de um fato avariado ou alagado.
- Nunca utilize o fato seco como o seu sistema de controlo de flutuabilidade principal, o ar no fato seco é insuflado e purgado apenas para o controlo do seu conforto.
- Ao mergulhar com um fato seco, é regra imperativa realizar uma paragem de segurança de um minutos a uma profundidade de três metros, porque teoricamente fizemos mais esforço ao deslocamento do que com um fato húmido ou semiseco.
- Na presença de correntes é necessário reduzir o ar dentro do fato ao mínimo absoluto, pois quanto menor for o nosso volume, menor será o efeito da corrente sobre nós.
- Ao utilizar fatos secos, deve ter-se especial cuidado no controle da flutuabilidade durante a subida. Atenção à sua velocidade de subida.
- Não adote uma posição em que o ar no fato seco seja deslocado para os seus pés, pois isso pode resultar na impossibilidade de regressar a uma posição normal por si próprio.
- No caso de estarmos de cabeça para baixo devido ao deslocamento do ar na zona dos pés, adotaremos uma postura o mais próxima possível da posição fetal e, com a ajuda do companheiro de mergulho ou com uma rotação, daremos a volta para regressar à posição normal.
- Uma forma de evitar as desvantagens da deslocação do ar na zona do pé é utilizar precintas ao nível dos tornozelos.