Lesson 1, Topic 1
In Progress

Navegação Livre com Bússola

A técnica de pesquisa com navegação livre utilizando a bússola deve ser utilizada tendo em atenção várias condicionantes:

  1. Ser realizada por mergulhadores com bons conhecimentos de navegação subaquática
  2. Ser realizada pelo menos, por três mergulhadores, em que a única função de um deles é a de navegador (responsável pelo cumprimento dos rumos), devendo ir no meio, tendo os que vão ao seu lado a função de procurar (ver) o objeto pesquisado. Um destes dois pode também ser o responsável pela anotação do tempo dos percursos.
  3. Ser realizada com boa ou razoável visibilidade, de preferência em locais onde não haja correntes ou em locais com obstáculos de pouco elevação (rochas pequenas, algas, etc.), pois elas desviam os mergulhadores do rumo previsto

Dentro desta categoria o método da grade é o um dos exemplos de aplicação.

MÉTODO DE GRADE


Este método, deve ser utilizado para percorrer uma determinada área de pesquisa sempre com um mínimo de 3 mergulhadores. Deve ter-se em atenção que a distância entre as linhas paralelas deve ser definida de acordo com a visibilidade existente.

Neste método os mergulhadores percorrem um determinado percurso definido por uma distância e rumo previamente estabelecidos, ao qual mudam de direção 090º (para a esquerda ou para a direita). 

A distância a percorrer neste novo rumo será definida pela visibilidade existente. No final deste percurso os mergulhadores mudam a direção novamente 090º (para o mesmo lado que viraram da primeira vez) e percorrem uma distância igual à primeira distância percorrida, seguindo um rumo inverso ao do primeiro percurso.

Isto permite que o fundo seja inspecionado quer no percurso de ida quer no percurso de volta. Daí haver necessidade ter em conta a visibilidade existente para que o mesmo seja totalmente inspecionado.

Se a visibilidade for de 10m o afastamento dos dois percursos nunca poderá exceder os 20m