Lesson 1, Topic 1
In Progress

Métodos de Ensino Aprendizagem

O instrutor durante uma sessão teórica ou prática da ação de formação pode escolher vários métodos de transmitir o conhecimento. O instrutor deverá conhecer os vários métodos de forma a apresentar várias ferramentas ensino pedagógicas para transmissão de conhecimento.

Em uma sessão o instrutor poderá combinar vários métodos de ensino aprendizagem.

EXPOSITIVO


Este é método é definido como “comunicação em apenas um sentido”, o instrutor fala e os alunos ouvem a matéria. O instrutor deverá utilizar analogias, suportes visuais e orientar sempre a sua comunicação para o grupo de alunos.

  • Baseia-se em expor um assunto sem a participação dos formandos
  • É um excelente método de introdução e de síntese
  • Não deve ser utilizado de maneira isolada e exclusiva

CARACTERÍSTICAS

  • Muito pouco retorno (feedback)
  • Apresentação fluente e sem interrupção
  • Monótono
  • Dificuldade por parte dos alunos em tomar apontamentos
  • Pode ser planeado com pormenor
  • Dá confiança ao emissor pois minimiza as críticas

INTERATIVOS


Este método adiciona a comunicação dos alunos ao método expositivo. O instrutor introduz a matéria e inicia uma interação através de exemplos, situação práticas e/ou questões aos alunos de forma a promover a reflexão e a compreensão da relação da matéria abordada com a formação que está a frequentar.

  • Baseia-se em expor um assunto com a participação ativa dos formandos
  • Permite ativar o raciocínio dos participantes
  • Não deve ser utilizado de maneira isolada e exclusiva

CARACTERÍSTICAS

  • Bastante retorno (feedback)
  • Pode ser ruidoso e aparentemente desorganizado pois o emissor é interrompido com perguntas
  • As perguntas podem ser mal estruturadas e por isso difíceis de responder
  • Pode tornar o emissor inseguro pois nunca sabe o que pode acontecer
  • Exige uma melhor preparação da parte do emissor

INTERROGATIVO


Este método baseia-se em questionar frequentemente os alunos de forma a promover a reflexão e a compreensão da relação da matéria abordada com a formação que está a frequentar.

  • Baseia-se em questionar frequentemente os participantes
  • Permite ativar o raciocínio dos participantes
  • Permite ao instrutor obter uma confirmação permanente
  • Deve ter como suporte um documento, um filme, um esquema

CARACTERÍSTICAS

  • O instrutor deve colocar questões suficientemente abertas
  • Permite ajustar as questões de forma estimulante e dirigidas a todos
  • O instrutor pode orientar, propor elementos complementares e fazer sínteses

DESCOBERTA


Este método baseia-se no princípio da descoberta orientada. O Instrutor coloca um problema que necessita resolução, dá os meios para a resolução, mas deixa o aluno explorar as várias hipóteses de resolução. No final o instrutor deverá sempre fundamentar e demonstrar porque determinada execução é a mais correta.

  • Baseia-se no princípio da descoberta
  • Os formandos têm possibilidade de tirar conclusões por si próprios e com a ajuda do instrutor

CARACTERÍSTICAS

  • Escolher situações de descoberta nem muito fáceis, nem muito difíceis
  • Trabalhar em subgrupos
  • Fornecer instruções claras e precisas
  • Limitar o tempo de trabalho

BRAINSTORMING


Este método baseia-se no princípio da colocação de um problema sem orientação inicial. O Instrutor coloca um problema que necessita resolução, mas não dá os meios para a resolução, deixando os alunos explorar as várias hipóteses de resolução.

No final o instrutor deverá sempre fundamentar e demonstrar porque determinada execução é a mais correta.

  • Baseia-se em lançar um problema para o grupo resolver
  • Requer a presença de um número alargado de participantes
  • Permite ao grupo resolver um determinado problema
  • Só no final o instrutor fará a síntese da forma como o problema pode ser resolvido

CARACTERÍSTICAS

  • O instrutor não deve ser criticar nenhuma solução durante a fase de apresentação de ideias.
  • Todas as propostas devem ser anotadas separadamente num quadro
  • O instrutor deve abster-se de intervir

DEMONSTRATIVO


Este método baseia-se exclusivamente na demonstração da execução correta. É o método de ensino aprendizagem predominante nas sessões práticas.

  • Baseia-se exclusivamente na demonstração
  • Utilizado para demonstrar a execução correta de operações básicas
  • Podem ser utilizadas as seguintes etapas:
  • Preparação do equipamento
  • Apresentação pelo instrutor
  • Aplicação pelo formando
  • Verificação de conhecimentos

CARACTERÍSTICAS

  • O instrutor deve cumprir a frase pedagógica “Tu – Ver – Instrutor – Demonstração – Tu – Ok?”
  • A demonstração deverá ser realizada sempre de forma decomposta passo a passo.
  • A demonstração deverá ser executada a um ritmo lento que permita o aluno observar todos os passos e aspetos críticos evidencias pelo instrutor.
  • A execução do aluno permite ao instrutor controlar a aquisição da competência

4 PASSOS

Uma forma que o instrutor poderá utilizar o método de ensino aprendizagem demonstrativo consiste em realizar a demonstração em quatro passos:

  1. O instrutor demonstra em silêncio – estimula a curiosidade
  2. O instrutor demonstra explicando o que faz
  3. O instrutor executa cumprindo instruções que lhe vão sendo dadas pelos formandos
  4. O formando faz sozinho – aprender a fazer

ROLE-PLAY


Este método baseia-se na atribuição de papeis aos alunos centrando-se na criação de cenários de situação simuladas, recriando situações reais. O instrutor deverá realizar sempre a ligação do papel com uma situação real e os procedimentos que o aluno deverá seguir.

  • Baseia-se no desempenho de um determinado papel
  • Privilegia a ação e a expressão dos participantes
  • Permite ao formando descobrir o seu próprio comportamento em determinadas circunstâncias (no desempenho de um determinado papel)

CARACTERÍSTICAS

  • O papel e os procedimentos deverão estar definidos com precisão.
  • Limitar as simulações a cerca de 5/10 minutos.
  • Utilizar câmara de vídeo (autoscopia) e visualização.

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS


A aplicação destes métodos deverá obedecer a uma escolha criteriosa, devendo haver, no entanto, a maior flexibilidade na sua aplicação, pois em determinado momento poderá sentir-se conveniência em deixar de utilizar determinado método passando-se a utilizar outro bem mais adequado à forma como o assunto está a ser encaminhado e tendo em atenção a resposta que se está a obter dos alunos.