Métodos de Ensino Aprendizagem
O instrutor durante uma sessão teórica ou prática da ação de formação pode escolher vários métodos de transmitir o conhecimento. O instrutor deverá conhecer os vários métodos de forma a apresentar várias ferramentas ensino pedagógicas para transmissão de conhecimento.
Em uma sessão o instrutor poderá combinar vários métodos de ensino aprendizagem.
EXPOSITIVO
Este é método é definido como “comunicação em apenas um sentido”, o instrutor fala e os alunos ouvem a matéria. O instrutor deverá utilizar analogias, suportes visuais e orientar sempre a sua comunicação para o grupo de alunos.
- Baseia-se em expor um assunto sem a participação dos formandos
- É um excelente método de introdução e de síntese
- Não deve ser utilizado de maneira isolada e exclusiva
CARACTERÍSTICAS
- Muito pouco retorno (feedback)
- Apresentação fluente e sem interrupção
- Monótono
- Dificuldade por parte dos alunos em tomar apontamentos
- Pode ser planeado com pormenor
- Dá confiança ao emissor pois minimiza as críticas
INTERATIVOS
Este método adiciona a comunicação dos alunos ao método expositivo. O instrutor introduz a matéria e inicia uma interação através de exemplos, situação práticas e/ou questões aos alunos de forma a promover a reflexão e a compreensão da relação da matéria abordada com a formação que está a frequentar.
- Baseia-se em expor um assunto com a participação ativa dos formandos
- Permite ativar o raciocínio dos participantes
- Não deve ser utilizado de maneira isolada e exclusiva
CARACTERÍSTICAS
- Bastante retorno (feedback)
- Pode ser ruidoso e aparentemente desorganizado pois o emissor é interrompido com perguntas
- As perguntas podem ser mal estruturadas e por isso difíceis de responder
- Pode tornar o emissor inseguro pois nunca sabe o que pode acontecer
- Exige uma melhor preparação da parte do emissor
INTERROGATIVO
Este método baseia-se em questionar frequentemente os alunos de forma a promover a reflexão e a compreensão da relação da matéria abordada com a formação que está a frequentar.
- Baseia-se em questionar frequentemente os participantes
- Permite ativar o raciocínio dos participantes
- Permite ao instrutor obter uma confirmação permanente
- Deve ter como suporte um documento, um filme, um esquema
CARACTERÍSTICAS
- O instrutor deve colocar questões suficientemente abertas
- Permite ajustar as questões de forma estimulante e dirigidas a todos
- O instrutor pode orientar, propor elementos complementares e fazer sínteses
DESCOBERTA
Este método baseia-se no princípio da descoberta orientada. O Instrutor coloca um problema que necessita resolução, dá os meios para a resolução, mas deixa o aluno explorar as várias hipóteses de resolução. No final o instrutor deverá sempre fundamentar e demonstrar porque determinada execução é a mais correta.
- Baseia-se no princípio da descoberta
- Os formandos têm possibilidade de tirar conclusões por si próprios e com a ajuda do instrutor
CARACTERÍSTICAS
- Escolher situações de descoberta nem muito fáceis, nem muito difíceis
- Trabalhar em subgrupos
- Fornecer instruções claras e precisas
- Limitar o tempo de trabalho
BRAINSTORMING
Este método baseia-se no princípio da colocação de um problema sem orientação inicial. O Instrutor coloca um problema que necessita resolução, mas não dá os meios para a resolução, deixando os alunos explorar as várias hipóteses de resolução.
No final o instrutor deverá sempre fundamentar e demonstrar porque determinada execução é a mais correta.
- Baseia-se em lançar um problema para o grupo resolver
- Requer a presença de um número alargado de participantes
- Permite ao grupo resolver um determinado problema
- Só no final o instrutor fará a síntese da forma como o problema pode ser resolvido
CARACTERÍSTICAS
- O instrutor não deve ser criticar nenhuma solução durante a fase de apresentação de ideias.
- Todas as propostas devem ser anotadas separadamente num quadro
- O instrutor deve abster-se de intervir
DEMONSTRATIVO
Este método baseia-se exclusivamente na demonstração da execução correta. É o método de ensino aprendizagem predominante nas sessões práticas.
- Baseia-se exclusivamente na demonstração
- Utilizado para demonstrar a execução correta de operações básicas
- Podem ser utilizadas as seguintes etapas:
- Preparação do equipamento
- Apresentação pelo instrutor
- Aplicação pelo formando
- Verificação de conhecimentos
CARACTERÍSTICAS
- O instrutor deve cumprir a frase pedagógica “Tu – Ver – Instrutor – Demonstração – Tu – Ok?”
- A demonstração deverá ser realizada sempre de forma decomposta passo a passo.
- A demonstração deverá ser executada a um ritmo lento que permita o aluno observar todos os passos e aspetos críticos evidencias pelo instrutor.
- A execução do aluno permite ao instrutor controlar a aquisição da competência
4 PASSOS
Uma forma que o instrutor poderá utilizar o método de ensino aprendizagem demonstrativo consiste em realizar a demonstração em quatro passos:
- O instrutor demonstra em silêncio – estimula a curiosidade
- O instrutor demonstra explicando o que faz
- O instrutor executa cumprindo instruções que lhe vão sendo dadas pelos formandos
- O formando faz sozinho – aprender a fazer
ROLE-PLAY
Este método baseia-se na atribuição de papeis aos alunos centrando-se na criação de cenários de situação simuladas, recriando situações reais. O instrutor deverá realizar sempre a ligação do papel com uma situação real e os procedimentos que o aluno deverá seguir.
- Baseia-se no desempenho de um determinado papel
- Privilegia a ação e a expressão dos participantes
- Permite ao formando descobrir o seu próprio comportamento em determinadas circunstâncias (no desempenho de um determinado papel)
CARACTERÍSTICAS
- O papel e os procedimentos deverão estar definidos com precisão.
- Limitar as simulações a cerca de 5/10 minutos.
- Utilizar câmara de vídeo (autoscopia) e visualização.
APLICAÇÃO DOS MÉTODOS
A aplicação destes métodos deverá obedecer a uma escolha criteriosa, devendo haver, no entanto, a maior flexibilidade na sua aplicação, pois em determinado momento poderá sentir-se conveniência em deixar de utilizar determinado método passando-se a utilizar outro bem mais adequado à forma como o assunto está a ser encaminhado e tendo em atenção a resposta que se está a obter dos alunos.