Lesson 1, Topic 1
In Progress

Mergulhos Sucessivos

No Módulo 13 – Tabelas e computadores, do curso CMAS One Star Diver, frisou-se que, nos mergulhos sucessivos, o Tempo de Fundo Corrigido (TFC) nunca poderia exceder o valor indicado na tabela para um mergulho sem necessidade de fazer paragens de descompressão, porque o mergulhador CMAS One Star Diver não está preparado para fazê-las.

Ao desenvolver um pouco mais este assunto neste curso, o mergulhador CMAS Two Star Diver (mergulhador autónomo) poderá eventualmente realizar um mergulho com paragens de descompressão, na companhia de um mergulhador mais qualificado. No entanto, tal como escrevemos no início deste módulo, o mergulho sem paragens de descompressão decorrerá com maior simplicidade, evitando assim preocupações desnecessárias, de modo a que o mergulhador possa usufruir de todo o seu poder relaxante.

A possibilidade de se efetuar paragens de descompressão surge com os mergulhos sucessivos. No exemplo que se segue, servimo-nos de uma parte do enunciado do exemplo dado no curso CMAS One Star Diver.

EXEMPLO

Efetuou-se um mergulho cujo Tempo de Fundo (TF) foi de 15 minutos à profundidade (P) de 29 metros. A tabela de descompressão indica que o mergulho terminou com um GR igual a D.

Ao fim de 28 minutos, pretende-se fazer um novo mergulho (mergulho sucessivo), à profundidade máxima de 20m.

Passando à Tabela dos Mergulhos sucessivos, dado que não chegamos a realizar 30 minutos de Intervalo de Superfície, deveremos considerar o valor imediatamente inferior, 15 minutos, por ser mais penalizante (maior segurança). A este valor corresponde a um GR letra B.

Passando à tabela do Tempo de Penalização (TP), como não existe a profundidade de 20 metros, escolhe-se a profundidade imediatamente inferior, 18 metros, por ser mais penalizante (maior segurança). Esta profundidade relacionada com o valor de GR=B, dá um Tempo de Penalização (TP) de 17 minutos. Isto significa que, ainda antes de iniciar o segundo mergulho, o mergulhador já “gastou”17 minutos de mergulho, à profundidade considerada.

Até aqui nada de novo. Contudo, a partir desta altura, os parâmetros vão ser alterados. O mergulhador planeia realizar um TF de 25 minutos. Neste caso, o Tempo de Fundo Corrigido (TFC) será a soma do Tempo de Penalização (TP) com o Tempo de Fundo (TF) do mergulho: TFC = TP + TF, substituindo os valores:

TFC = 17 + 25 = 42 min

Será assim este tempo que deverá ser lido na Tabela de Mergulho, juntamente com a profundidade de (P) de 20m. Como a tabela não indica nem a profundidade nem o tempo atrás referidos, utilizaremos os valores imediatamente superiores, 21m e 50 minutos. Com estes valores, o mergulhador terá que fazer obrigatoriamente uma paragem de descompressão de 8 minutos à profundidade (patamar) de 3 metros, terminando o segundo mergulho com um GR = F.


PODEMOS CONCLUIR QUE

  • O mergulhador CMAS One Star Diver tem de subtrair o Tempo de Penalização ao tempo máximo de permanência sem paragens de descompressão, que corresponderá o seu Tempo de Fundo (TF): TFC tem de ser menor ou igual ao TF + TP.
  • O mergulhador CMAS Two Star Diver poderá, eventualmente, somar o Tempo de Penalização (TP) ao tempo de fundo (TF) planeado planeado para o mergulho, podendo resultar daí a obrigatoriedade de efetuar paragens de descompressão (TF e P na zona amarela).