Manutenção e Armazenamento
MANUTENÇÃO
O fato deve ser lavado com água fresca no exterior. O interior do fato também pode ser lavado, e se necessário, podem ser utilizados detergentes adequados.
Deve ser dada especial atenção às válvulas, especialmente à válvula de drenagem, para assegurar que está perfeitamente limpa e que as membranas estão em bom estado e perfeitamente no lugar.
O fato deve ser seco, como sempre num local fresco e seco, longe do calor e da luz solar direta, de preferência pendurado pelos pés, utilizando cabides de fato seco.
Os punhos e o colar devem ser inspecionados, procurando possíveis rasgões ou mau estado do material, e conservados com pó de talco ou materiais semelhantes comercialmente disponíveis.
O fecho deve ser limpo regularmente com uma escova, para evitar que resíduos fiquem incrustados, evitando assim poder danificá-lo. Antes de cada utilização deve-se lubrificar o fecho com parafina ou elementos similares disponíveis no mercado. Nunca utilizar materiais gordurosos tais como silicone ou vaselina em forma líquida ou pastosa.
Se se deparar com um problema com uma válvula e não tiver formação em manutenção de válvulas, o melhor a fazer é enviar o fato seco a um técnico de serviço.
REPARAÇÃO

No neoprene a reparar, deve ser limpa a área danificada, e depois colado com cola de neoprene de acordo com as instruções do fabricante. É então cosido, se necessário, mas sem passar totalmente pelo neoprene, ou seja, a agulha deve entrar e sair pelo mesmo lado.
Os fatos de borracha são reparados utilizando peças do mesmo material do fato e colas apropriadas. O equipamento é normalmente fornecimento com um kit de reparação contendo todos os artigos necessários para reparar pequenos rasgões.
Os fatos trilaminados são também reparados com remendos colados diretamente com cola de poliuretano e costurados, sendo depois as costuras seladas com a mesma cola de poliuretano.
Para substituir os vedantes dos punhos e do colar, precisaremos de um suporte com o diâmetro adequado, garrafas ou bolas, sobre o qual montar os elementos a serem reparados. Retirar a peça danificada com a ajuda de solventes e calor adequados (secador de cabelo). Limpar as áreas a serem coladas, lixá-las, e depois aplicar a cola de ambos os lados de forma e tempo especificados nas instruções do fabricante da cola. No fim devemos proceder à união das duas superfícies.
ARMAZENAMENTO


Os fatos secos devem ser guardados num local seco, protegidos dos raios solares, assim como todo o equipamento de mergulho.
A melhor maneira de os guardar é pendurá-los pelas botas, embora também possam ser guardados dobrados mas não comprimidos. O interior das meias deve ser verificado e claro, o fecho deve ser aberto de modo a não danificar ou comprometer a estanquicidade do fecho. Se necessário, ou se considerado apropriado, recomendamos também a limpeza do interior da bota.
PRODUTOS

- Cola de poliuretano
- Cola de neoprene
- Cera de parafina
- Produto de limpeza do fecho
- Pó de talco
- Condicionador, protetor e lubrificante para fixadores elásticos de latex