Manómetro Redutor e Caudalímetro

MANÓMETRO REDUTOR
Funciona de maneira semelhante à do primeiro andar de um regulador de um escafandro autónomo de mergulho. Reduz a pressão do ar da garrafa para uma pressão de trabalho mais segura e compatível
com o regulador da máscara a pedido ou de um equipamento de fluxo constante.
O manómetro redutor utilizado nas garrafas portáteis tem dispositivos de ligação especiais de forma a impedir que os utensílios de oxigénio possam ser utilizados numa outra garrafa que contenha outro gás.
Tudo isto é de especial importância em locais em que são utilizados outros tipos de gases respiratórios, ou misturas dos mesmos. Cada um dos quais possui o seu próprio regulador e tipo de garrafa, de modo a evitar trocas que poderiam provocar acidentes.
A disposição das cavilhas é específica para cada gás.
As garrafas de oxigénio maiores podem ter outros tipos de válvulas de rosca, que só aceitam reguladores projetados para uso médico ou com adaptadores especiais.
CAUDALÍMETRO
Está integrado no manómetro redutor e regula a quantidade de oxigénio que flui pela saída de fluxo constante, onde se liga a máscara de válvulas unidirecionais e saco reservatório.
O fluxo de oxigénio mede-se em litros por minuto. Regula-se mediante uma alavanca ou torneira que têm um indicador de fluxo Normalmente os fluxos variam até 20 litros por minuto.