Lesson 1, Topic 1
In Progress

Introdução

O negócio associado à indústria do mergulho tem evoluído ao longo da última década a um ritmo exponencial, onde as novas tecnologias, o perfil dos potenciais novos mergulhadores e a exigência dos mergulhadores certificados, a evolução constante de novos cursos e equipamentos, obriga o diretor técnico ter uma constante atualização dos conhecimentos e das suas competências de forma a permitir implementar ou a manter o seu negócio de mergulho rentável.

Este desafio constante de adaptação do negócio de mergulho é fundamental para criar um negócio de sucesso. A implementação de um negócio de mergulho deve sustentar-se em processos sistemáticos, comecemos então pelas seguintes grandes áreas:

  • Identificação dos Recursos
  • O Plano de Negócio

A identificação, conhecimento e tipificação dos recursos necessários e/ou que já tem ao seu dispor, irá permitir que tenha noção do potencial inicial para a criação do seu negócio. Desta forma e que através de um processo reflexivo, poderá criar um modelo de negócio para a sua entidade prestadora de serviços de mergulho, o mais próximo possível do potencial máximo que pode atingir.

Vamos então conhecer a realidade portuguesa e conhecer os recursos essenciais.

Em Portugal, existem quatro licenciamentos possíveis de prestação de serviços de mergulho:

  • Escola de Mergulho
  • Centro de Mergulho
  • Estações de Enchimento de Misturas Respiratórias
  • Aluguer de Equipamento

A primeira questão que deve colocar passa pela escolha dos licenciamentos de prestação de serviços que irá associar à sua entidade, seja ela um clube, uma associação ou uma empresa. Esta escolha irá relacionar-se diretamente com modelo de negócio que decidir implementar.

O CLUBE DE MERGULHO CMAS PORTUGAL


O conceito de Clube de Mergulho CMAS Portugal está relacionado com o caracter associativo da organização CMAS a nível mundial. Qualquer entidade prestadora de serviços de mergulho, seja licenciada como Escola, Centro, Estação de Enchimento de Misturas Respiratórias e/ou Aluguer de Equipamentos, no sistema CMAS é denominada de Clube. 

Todas as entidades coletivas filiadas na CMAS Portugal são Clubes de Mergulho pertencentes à comunidade de mergulho CMAS em Portugal.