História
Podemos afirmar que a história do Nitrox começou em 1773 com a descoberta por Antoine Lavoisier, químico francês, que o oxigénio era um gás essencial para as formas de vida dos mamíferos.
Em 1874 já o médico inglês Reddoes utilizou o Nitrox como método terapêutico.
Em 1878 Paul Bert foi o primeiro a demonstrar o efeito tóxico de misturas enriquecidas de oxigénio. Ele descobriu que o oxigénio respirado a pressões parciais elevadas era directamente responsável por causar convulsões. Nessa altura o ar enriquecido com oxigénio (Nitrox) já era utilizado no voo em balão, como mistura para respiração em altitude.
Em 1879 o inventor do primeiro escafandro de circuito fechado, Henry Fleuss, mergulhou com EAN60 cerca de uma hora.
Em 1899, Lorrain Smith demonstrou que o oxigénio respirado a pressões parciais moderadamente aumentadas durante um longo período de tempo, causa problemas pulmonares que poderão ser graves.
Em 1911 Robert Davis construiu o escafandro de circuito fechado que foi comercializado pela firma Siebe Gorman em 1912.
Também em 1912 as firmas alemãs Weastfalia Maschinen e Dräger desenvolveram um equipamento que utilizava o EAN45.
Em 1913 a Dräger desenvolveu um escafandro de circuito fechado que utilizava oxigénio puro.
Royal Navy & HSE
Durante a segunda guerra mundial (1939-1944) as marinhas inglesa e italiana desenvolveram os recicladores (rebreathers) que utilizavam misturas até 60% de oxigénio o que permitia fazer mergulhos mais profundos (até 30m) reduzindo assim os efeitos tóxicos do oxigénio quando respirado puro.
Em 1942 a Royal Navy estabeleceu como limite máximo para a pressão parcial do oxigénio respirado o valor de 2bar.
Ainda no Reino Unido a Health and Safety Executive (HSE) estabeleceu como limite máximo para a pressão parcial do oxigénio respirado o valor de 1,5bar.
NOAA
Em 1970 o Dr Morgan Wells da Nacional Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) reconheceu as vantagens do uso do nitrox peloS seus mergulhadores e estabeleceu como limite para a pressão parcial do oxigénio respirado o valor de 1s6bar, tendo sido desenvolvidas duas misturas padrão e criadas as tabelas Nitrox I (32% de O2) e Nitrox II (36% de oxigénio) permitindo mergulhar até 40m e 34m respectivamente. É em grande parte devido a esta decisão da NOAA que actualmente estamos perante o grande desenvolvimento do nitrox no mergulho recreativo.
IANTD
Em 1985, Dick Rutkowski fundou a International Association of Nitrox Divers (IAND). Esta foi a primeira organização a oferecer cursos de Nitrox aos mergulhadores recreativos. Em 1992 a IAND vê o seu nome mudado para International Association of Nitrox & Technical Divers (IANTD).
TDI & CMAS
Em 1995 Rob Palmer fundou a Technical Diving International (TDI), outra organização a oferecer cursos de Nitrox aos mergulhadores recreativos.
Também em abril de 1995 a CMAS cria um Grupo de Trabalho que, após a recolha e análise das informações disponíveis, contactos com organizações e pessoas possuidoras dos conhecimentos e experiência do mergulho com nitrox, propôs regras e recomendações mínimas para a prática do mergulho com misturas enriquecidas, compatíveis com as condições operacionais e garantes da máxima segurança.