História da Terra
A História da Terra diz respeito aos registros do desenvolvimento do planeta Terra até os dias de hoje. Quase todos os ramos das ciências naturais contribuíram para o entendimento dos principais eventos do passado da Terra, caracterizados pela constante geológica da mudança e evolução biológica.
A escala de tempo geológico, foi definido pela conversão international,[1] retrata os grandes períodos de tempo desde o início da Terra até o presente, e suas divisões registram alguns eventos definitivos da história da Terra.
A Terra foi formada em torno de há 4,54 bilhões de anos, aproximadamente um terço da idade do universo, por acreção da nebulosa solar.[2][3]
A desgaseificação vulcânica provavelmente criou a atmosfera primordial, e depois o oceano, mas a atmosfera primitiva não continha quase nenhum oxigénio. Grande parte da Terra foi derretida devido a colisões frequentes com outros corpos, o que levou a um extremo vulcanismo. Enquanto a Terra estava em seu estágio inicial (Proto-Terra), acredita-se que uma gigantesca colisão de impacto com um corpo do tamanho de um planeta chamado Theia tenha formado a Lua. Com o tempo, a Terra esfriou, causando a formação de uma sólida crosta e permitindo a água líquida na superfície.

O Éon Hadeano representa o tempo antes de um registro confiável (fóssil) da vida; começou com a formação do planeta e terminou há 4,0 bilhões de anos.
As seguintes Éons Arqueanas e Proterozóicas produziram rapidamente, dentro de algumas centenas de milhões de anos, o início da vida na Terra e sua evolução mais antiga. O Éon seguinte é o Fanerozóico, dividido em três eras:
- Paleozóico, uma era de artrópodes, peixes e a primeira vida em terra;
- Mesozóico, que mediu a ascensão, reinado e extinção climática dos dinossauros não-aviários;
- Cenozóico, que viu a ascensão dos mamíferos.
Hominini, nossos primeiros antepassados parecidos com humanos, surgiram em algum momento durante a última parte da época do Mioceno. O surgimento dos primeiros hominídeos é atualmente debatido em uma ampla faixa de há 13 a 4 milhões de anos. O período quaternário que se segue é o tempo dos humanos foram reconhecíveis, o gênero Homo, mas esse termo de dois milhões de anos é muito pequeno na escala gráfica geológica.
As primeiras evidências incontestáveis da vida na Terra datam de pelo menos há 3500 milhões de anos. Existem fósseis de tapete microbiano como os estromatólitos encontrados em arenito de 3,48 bilhões de anos descoberto na Austrália Ocidental. Outra evidência física inicial de uma substância biogênica é do grafite em rochas metassedimentares de 3,7 bilhões de anos descobertas no sudoeste da Groenlândia, bem como “restos da vida biótica” encontrados em rochas de 4,1 bilhões de anos no oeste da Austrália.
Escala do Tempo Geológico
A História da Terra é ordenada cronologicamente em uma tabela de escala de tempo geológico (ETG), que é dividida em vários intervalos de acordo com a análise estratigráfica.




As Épocas do período Quaternário, não couberam por extenso no gráfico acima. Corresponderiam, respectivamente, Pleistoceno (compreendida entre há 1 milhão e 806 mil e há 11 mil e 500 anos) e Holoceno (iniciou-se há cerca de 11.500 anos, estendendo-se até ao momento presente).