Geral
Quando se questiona um mergulhador sobre o equipamento a levar para um mergulho noturno, a resposta imediata será: “uma lanterna”. Será isto suficiente? Não, pois todo o equipamento que iremos usar terá de ser adequado e manuseado de acordo com as condições do mergulho noturno
“Octopus” ou segundo regulador: deverá ser facilmente identificável (cor viva) e colocado dentro do triângulo formado pelo queixo e a linha da cintura.
Instrumentos de consulta (manómetros, bússolas,
profundímetros, etc…) deverão ser luminosos ou fluorescentes. Os
instrumentos que estejam pendurados deverão estar presos através de mosquetões ao colete. Esta precaução é importante, pois como é natural, a perceção dos obstáculos é menor, o que poderá provocar pancadas que danifiquem os instrumentos ou que estes fiquem presos ao.
Além disto, como é fácil de perceber, “perder de vista” a consola durante um mergulho noturno acarretará maiores dificuldades em a recuperar do que durante o dia.
Deve levar-se um apito preso ao colete, para se necessário, tornar mais fácil à superfície a nossa localização pelo barqueiro, companheiro de mergulho, etc.
O USO DE MATERIAL NOVO, NO MERGULHO NOTURNO, DÁ ORIGEM A UMA RECOMENDAÇÃO: NUNCA USAR MATERIAL NOVO!
O material tem de nos ser familiar pois o seu manuseamento deve ser executado com os “olhos fechados”.