Funcionamento do Curso
É importante antes de iniciarmos o curso que o instrutor entenda os objetivos, as metodologias e estrutura dos conteúdos de formação, das competências que irão ser abordadas, bem como o processo de avaliação do programa de formação que irá frequentar.
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
O processo de formação de instrutores foi construído seguindo um processo de 5 passos. Este processo foi pensado para ajudar os candidatos a instrutores a obter a excelência da formação desde o seu início até à obtenção final ou renovação da certificação de instrutor.
PASSO 1: ESTUDO INDEPENDENTE DAS NORMAS ADMINISTRATIVAS
O passo 1 define que o candidato a instrutor CMAS deverá estudar de forma independente, de forma a iniciar o programa de formação com uma base de conhecimento que o irá ajudar a completar o programa de formação com maiores níveis de aprendizagem e sucesso.
PASSO 2: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES
Neste passo o candidato a instrutor CMAS irá frequentar o programa de formação constituído por uma componente de formação teórica, uma componente de formação prática em águas confinadas e em águas abertas. Os candidatos realizam:
- Um pré-teste
- Sessões teóricas
- Sessões práticas em águas confinadas e abertas
- Workshops (opcional, mas recomendado)
- Avaliações
O programa de formação para os candidatos a instrutores CMAS é centrado na atribuição de competências de instrutor dos seguintes programas:
- CMAS Snorkel Diver
- CMAS Introductory SCUBA Experience
- CMAS One Star Diver
- CMAS Two Star Diver
- CMAS Three Star Diver
- CMAS Underwater Navigation
- CMAS Rescue Diver
Depois de concluído com desempenho positivo, os candidatos podem seguir para o passo 3: avaliação do desempenho.
PASSO 3: AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
Neste passo o candidato a instrutor irá ser submetido a um processo de revisão e avaliação das várias componentes de formação, onde deverá cumprir integralmente o seguinte:
- Frequência e conclusão da componente de formação teórica com sucesso.
- Frequência e conclusão da componente de formação prática em águas confinadas e abertas com sucesso.
- Frequência e conclusão da componente de formação de procedimentos de segurança e emergência com sucesso.
Se o candidato apresentar aprovação, poderá ser proposto a avaliação final. Se neste passo o candidato a instrutor não obtiver aprovação em uma ou mais das componentes de formação, o seu instrutor poderá encaminhá-lo para uma escola de mergulho CMAS de forma a desenvolver as competências necessárias.
PASSO 4: AVALIAÇÃO FINAL
Neste passo o instrutor CMAS é formalmente avaliado. A avaliação final será constituída por:
- Realização de um exame escrito ou oral de demonstração de conhecimentos e competências adquiridas durante o programa de formação.
- Apresentação de pelo menos uma (1) palestra em qualquer módulo do programa de treino CMAS One Star Diver.
- Demonstração dos 30 objetivos pedagógicos em águas abertas.
- Demonstrar conhecimentos e competências de resgate de mergulhadores durante um exercício de resgate simulado, através de uma avaliação em relação a pelo menos um dos cenários possíveis.
- Realização de um curso com supervisão de um instrutor CMAS.
PASSO 5: AVALIAÇÃO FINAL DO DESEMPENHO
A avaliação final do desempenho é o passo final de correção e análise da avaliação do instrutor que irá definir se obtém a sua certificação de instrutor CMAS ou se deve permanecer como instrutor em formação. A avaliação é sempre realizada sob a supervisão de dois (2) instrutores CMAS Three Star, sendo um deles um supervisor nomeado pelo Comité Técnico do Mergulho Recreativo e Técnico (CTMRT) da CMAS Portugal.