Formação Prática em Águas Abertas
A Componente de formação prática em águas abertas tem como objetivo a preparação em contexto real em todas as situações treinadas em águas confinadas. É essencial que o instrutor realize uma ligação do objetivo de cada exercício com a situação real e previamente treinado em águas confinadas de forma a promover um transfere das competências previamente adquiridas.
O instrutor deve promover a autorreflexão do aluno, criando cenários imaginativos em que o aluno se imagina e descreve para que serve e como executa o exercício em águas abertas.
PLACAS PEDAGÓGICAS – SESSÕES EM ÁGUAS ABERTAS
A Componente de Formação Prática em Águas Abertas é constituída por quatro sessões. A CMAS apresenta uma proposta pedagógica para as quatro sessões construída de forma a cumprir os trinta objetivos pedagógicos no programa de formação do CMAS One Star Diver (P1) para as Águas Abertas,
As sessões em águas abertas estão descritas nas placas pedagógicas que o instrutor deverá apresentar sempre durante a realização das sessões práticas. As placas pedagógicas são uma orientação para o instrutor, devendo registar se todos os exercícios foram completados com sucesso por cada aluno individualmente.
As placas pedagógicas são propostas, recomendações, orientações para o instrutor. O instrutor deve planear sempre as suas sessões de acordo com as características dos alunos, podendo e devendo adaptar o número de sessões e a ordem dos exercícios técnicos, desde que cumpra a progressão pedagógica lógica para cada exercício técnico.
Para as sessões práticas em águas abertas foi criada uma placa pedagógica de grupo com os trinta objetivos pedagógicos que o aluno do curso CMAS One Star Diver deverá dominar para obter a sua certificação.

AS PLACAS PEDAGÓGICAS PARA AS SESSÕES PRÁTICAS DEVEM SER ENTENDIDAS COMO PROPOSTAS PARA OS INSTRUTORES PLANEAREM AS SESSÕES E NÃO COMO UMA ESTRUTURA RÍGIDA QUE NÃO POSSA SER ADAPTADA